top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

HORST SAUER RIESLING 2015 – FRANCONIA - ALEMANHA

Não há dúvida que a casta Riesling cria vinhos maravilhosos nas mãos dos produtores alemães, e estes dois vinhos são grandes exemplos disto. Degustamos comparativamente um Auslese 2015 e um Trockenbeerensulese 2015. Mas o que isto quer dizer?

Na língua alemã, uma única palavra pode conter uma frase inteira. Trocken significa seco. Beeren, bagas. Ausele, seleção. No caso de vinhos Trockenbeerenauslese, não devemos imaginar que seja um vinho seco, mas neste caso, as uvas são secas, quase passas. Portanto, este palavrão, muitas vezes representado pelas letras TBA, significa “seleção de uvas secas”. Esse termo está estampado em rótulos raros, e costumeiramente entre os mais caros do mundo.


TBA, é a classificação mais alta dos vinhos com Prädikat (vinhos de qualidade superior) na classificação dos vinhos alemães. Isso não quer dizer necessariamente que eles são os melhores (apesar de geralmente serem os mais aclamados), mas que são os de maior concentração de açúcar no mosto (ou de maturação da uva, pois eles não podem sofrer chaptalização) – porque os diferentes níveis dos vinhos da Alemanha são definidos de acordo com o “peso do mosto”, numa escala chamada Oechsle. A escala dos Prädikat começa com os Kabinett, passando pelos Spätlese (literalmente “colheita tardia”), indo para os Auslese (seleção de cachos), em seguida para os Beerenauslese (seleção de uvas), Eiswein (vinho do gelo) e, finalmente, os Trockenbeerenauslese (seleção de uvas secas).


O produtor Horst Sauer faz parte do VDP (Verband Deutscher Prädikatsweingüter), que reúne os 200 melhores produtores da Alemanha.


● Uvas: 100% Riesling, que é a variedade mais importante da Alemanha, criando um diverso e grande conjunto de vinho brancos, desde os leves e vivazes até os elegantes e deliciosos, passando pelos ricos, com notas de mel, envelhecidos e dourados.


● Notas de Degustação: Auslese – cor amarela límpida, brilhante, com alguns reflexos dourados. Aromas complexos com notas florais, cítricas e minerais entrelaçadas harmonicamente e frutas de polpa amarela como damascos. Na boca é um vinho rico, denso, com toque doce e persistente, marcado por notas cítricas, pêssego e ligeira mineralidade. Sua acidez confere-lhe sólida estrutura. Um belo exemplar que demonstra toda complexidade da Riesling. Trockenbeerenauslese - cor amarela dourada, brilhante. Aromas complexos com notas florais, cítricas e minerais entrelaçadas harmonicamente e frutas de polpa amarela como damascos e mel, melado. Na boca é um vinho intenso, doçura pura, mas com ótima acidez, que não o deixa enjoativo. Persistente, marcado por notas de pêssego, damasco, mel. Mais um belo exemplar que demonstra toda complexidade da Riesling.


● Estimativa de Guarda: 15 a 20 anos


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com bolos e tortas de frutas, ou simplesmente como vinho de meditação (o Trockenbeerenauslese).


Serviço: servi entre 10 e 12ºC, numa taça pequena. Nesta temperatura valorizamos a complexidade destes dois estilos de vinhos.


Faixa de Preço – $$$$


Degustação com amigos do vinho.

bottom of page