• Vinotícias - Marcio Oliveira

J. BOUCHON CANTO NORTE 2017 – VALE DO MAULE - CHILE

Numa semana que estamos falando sobre corte ao “Estilo de Bordeaux”, está aqui um belo exemplo de vinho neste estilo.

Foi em 1892 que M. Julio Bouchon S. veio do Bordeaux para o Vale do Maule, no Chile, para fundar sua propriedade vitivinicultora, a Julio Bouchon Winery. O vinhedo total é de 370 hectares, com plantio de Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carménère, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Recentemente, os irmãos Juan, Julio e Maria Bouchon, quarta geração da família, decidiram ousar e fazer vinhos com pouca interferência de madeira, preservando o terroir e sua tipicidade, resgatando uvas patrimoniais e históricas do Chile, como a País, Carignan e Carménère. Seus vinhos são gastronômicos e elegantes.


● Corte de uvas: 50% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon e 25% Cabernet Franc. Amadurece por 12 meses em tanques de cimento.


● Notas de Degustação: cor rubi vermelho profundo. Os aromas mostram toques de frutas vermelhas (framboesas e cerejas) e pretas maduras (ameixas), com notas herbáceas e mentol e de especiarias. Médio encorpado, tem taninos macios e com bom frescor. Na boca é marcado por frutas maduras, especiarias e toques herbáceos. Boa persistência.


● Estimativa de Guarda: Ainda se mostra jovem, mas já pode ser bebido. Guarda por mais 2 anos na minha opinião.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas com molhos de média intensidade, aves de carne escura, massas com ragu e molhos a base de tomate, polenta com ragu de cogumelos, embutidos e queijos duros, como o Parmesão.


Serviço: servido entre 16 e 17ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$


Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407.

12 visualizações