top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

KAVALIEROS ASSYRTIKO SINGLE VINEYARD 2009 – DOMAINE SIGALAS – SANTORINI - GRÉCIA

Situada na pequena e pitoresca vila de Imerovigli, a vinha Kavalieros tem vista para a dramática caldeira de Santorini, a partir de uma das maiores altitudes da ilha.

A primeira vinícola a produzir um único vinhedo Assyrtiko, Sigalas envelhece esse vinho em tanque, mexendo intensamente as borras durante um período impressionante de 18 meses. O resultado é um Assyrtiko concentrado, complexo e poderoso, com uma persistência longa no final. As videiras são classificadas como velhas (já que não foram destruídas durante a epidemia de Phylloxera) e têm mais de 50 anos de idade.


O rejuvenescimento das vinhas emprega a mesma técnica desde a antiguidade até os dias atuais, a do "kataboladi". Esta é a técnica na qual no lugar da videira morta, um ramo de uma videira adjacente é plantado no solo (a uma profundidade aproximada de 30 cm).


O solo de Santorini e a técnica de poda das vinhas tornam as uvas e as vinhas únicas em todo o mundo. O solo é arenoso e é uma mistura de cinzas vulcânicas e pedra-pomes. Existem várias técnicas de poda empregadas; o "giristi" e "koulouri" ou "klada". A técnica de poda é antiga e única. Foi criada levando em consideração as condições de solo e clima da ilha, bem como as ferramentas e técnicas agrícolas disponíveis na época. O solo arenoso, os fortes ventos da primavera, a época do ano em que as vinhas crescem e o sol escaldante do verão levaram à criação desse tipo peculiar e único de poda.


● Corte de uvas: 100% Assyrtiko


● Notas de Degustação: cor amarela com leves reflexos dourados, que em nada mostram os 11 anos de guarda. Aroma mineral (o solo da ilha é de cinzas vulcânicas), com toques cítricos e herbáceos, fruta seca e floral. Corpo médio para encorpado, untuoso, acidez refrescante e sabor prolongado, onde a mineralidade domina.


● Estimativa de Guarda: é um vinho de guarda, mas já está num ponto excelente para ser bebido. Creio que aguenta fácil mais 3 a 4 anos.


● Reconhecimentos Internacionais: 93WE (safra 2016).


Notas de Harmonização: Vai bem com saladas, carnes brancas e molhos e queijos leves.

Serviço: servir entre 9 e 10ºC.


Em BH:ROYAL VINHOS - Loja Cruzeiro - Uma tradicional adega, localizada no Mercado do Cruzeiro. End.: Rua Ouro Fino, 452 - Lojas 22 e 23 / Bairro Cruzeiro - Mercado Distrital – Tel.: (31) 3281-3539 - Belo Horizonte | MG

bottom of page