top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

LOUIS MARTINI CABERNET SAUVIGNON 2011 – SONOMA/ NAPA VALLEY – CALIFÓRNIA – ESTADOS UNIDOS

Foi curioso beber um vinho da Califórnia na safra 2011 e estar lendo um primoroso artigo de Eric Asimov sobre a safra! Segundo Jancis Robinson, muitos amantes de vinho americanos de longa data sabem o quanto ele é um padrão-ouro, bem feito e delicioso, vendido a um excelente preço.

A família Martini de alguma forma produziu Cabernet de alta qualidade a preços de pechincha por décadas e, estou muito feliz em dizer que os novos proprietários Gallo parecem estar mantendo a tradição. Para ela, o Louis M Martini Cabernet Sauvignon 2011 Napa Valley é especial. Quem mais no Vale do Napa tem uma história tão longa de produção de Cabernet do Vale do Napa seriamente bem balanceado e adequado por pouco mais de US$ 20 a garrafa?


Ela conheceu o vinho durante a degustação Masters of Wine dos melhores Cabernets dos EUA e deu a mesma pontuação, 17/20, como muitos vinhos muito maiores e mais caros. Não é o mais concentrado (graças a Deus!) e não vai durar tanto quanto alguns deles - na verdade, eu beberia nos próximos anos. Tendo sido feito na safra de 2011 excepcionalmente úmida (para Napa Valley), é um clarete muito vivaz e elegante com um pouco da opulência de Napa. Ela gostou da carga apetitosa, mas não excessiva, dos taninos granulados.


● Uvas: Predominantemente Cabernet Sauvignon.


● Notas de Degustação: cor rubi sem grandes sinais de evolução. Olfato muito complexo com frutas negras maduras, alcaçuz, couro, tostado, toque de cedro. No paladar mostrou boa acidez e taninos macios, encorpado e potente com uma longa persistência.


● Estimativa de Guarda: Passou por guarda de 10 anos fácil. Está pronto, mas ainda pode esperar mais 2 anos.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas. Filé tornedor ao molho madeira, lombo de cordeiro ao molho poivre, fondue de carne, parpadelle ao ragu de costela e queijos de massa dura.


Serviço: servi entre 16 e 17ºC, numa taça grande.


Faixa de Preço – $$$$


ONDE COMPRAR: Degustado com amigos.

bottom of page