top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“O SABOR DO VINHO”

A experiência do sabor apela aos nossos 5 sentidos. Na verdade, o gosto está associado ao olfato e à visão. No mundo do vinho, o sabor é um elemento determinante, dá-nos um primeiro vislumbre da qualidade do vinho. Sabores e aromas, remetem de forma divertida os sabores primários do vinho e as suas propriedades aromáticas. Não vamos falar aqui de como fazer uma boa degustação, mas sim do sabor do vinho de uma forma descomplicada.

♦ Sabor e aroma - O sabor e o aroma do vinho variam em função da cepa de uva que foi colhida, do tipo de produção, da prensagem das uvas e do processo de fermentação. Todos esses elementos devem ser levados em consideração quando o tópico das propriedades do vinho é discutido. No entanto, é importante focar nos aspectos voláteis quando se trata de aroma e sabor. Esses compostos geram sensações gustativas e podem ter efeitos olfativos diretos ou indiretos através das narinas ou garganta.


♦ Aroma de vinho - Os compostos voláteis são responsáveis ​​pelo aroma do vinho e se desenvolvem durante o processo de transformação da uva em vinho. Os sabores de vinho obtidos por meio deste processo podem ser classificados em 3 categorias. Em primeiro lugar, os aromas primários das uvas: distinguem-se pelo seu carácter frutado ou floral, sinal de um vinho relativamente jovem. Os aromas secundários resultam da fermentação, do processo da vinificação do vinho. Por fim, os aromas terciários, são resultados do amadurecimento e envelhecimento do vinho em tanques, barricas e / ou garrafas.


Explore o sabor do vinho - O gosto é um dos sentidos mais importantes que possuímos. Quando você prova um vinho, todas as suas propriedades podem ser detectadas. Muitos sabores e sensações são sentidos durante uma degustação. O que as pessoas geralmente sentem ao degustar vinhos? Uma das primeiras sensações que pode sentir é a acidez. A acidez do vinho é detectada e o primeiro sintoma de sua presença é a salivação estimulada. As uvas contêm ácidos importantes para o sabor do vinho. Durante a produção do vinho, outros novos ácidos serão desenvolvidos. Um dos ácidos que podem ser facilmente identificados é o ácido acético, que confere ao vinho o sabor do vinagre. Outros compostos, como os taninos, também afetam o sabor do vinho. O tanino dá sensações secas e adstringentes nos dentes, gengivas e até no palato, como a sensação de comer uma banana verde.


Sinta, prove e explore o vinho, pois ele é uma bebida surpreendente !!!!...............Saúde !!!

bottom of page