top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ON THE ROAD PINOT NOIR 2018 – TIKAL / ERNESTO CATENA – PATAGONIA - ARGENTINA

Fruto de uma viagem em motocicleta de Ernesto Catena e amigos pela Patagônia, este Pinot é um testemunho desta aventura pelos vinhedos em San Patricio del Chañar, Neuquen e Patagônia.

O clima fresco do sul da Argentina resulta em um vinho que combina o caráter elegante dos Pinots com convidativas notas de frutas vermelhas e escuras maduras. Cultivadas em altitude menos elevada do que em outras regiões vinícolas argentinas, como Mendoza, San Juan e Salta, as uvas patagônicas têm um período de amadurecimento mais longo e lento, que lhes confere características especiais.


Quando bem vinificados, os Pinot Noir da região mostram-se complexos e harmônicos, combinando acidez refrescante e ótima concentração de fruta, com boa expressão do terroir local. Mas não caia na tentação de compará-los aos clássicos Pinot Noir da Borgonha, porque cada um deles guarda. Atente-se à tipicidade da uva.


● Corte de uvas: 100% Pinot Noir.


● Notas de Degustação: Vinho de coloração rubi clara, típica de Pinot. Aromas delicados e frescos de frutas vermelhas como framboesa, cereja, morango, e um toque floral de violeta e coco tostado. Na boca, mostra doçura com corpo médio a leve. Evolui bem na taça, mostrando notas de caramelo, resultado do estágio em madeira - 12 meses em barricas de carvalho, sendo 85% francesas e 15% americanas - 50% barricas de terceiro uso.


● Estimativa de Guarda: o vinho corpo médio para leve, e a vinícola indica guarda entre 5 até 10 anos.


Notas de Harmonização: Ótima companhia para carne delicadas e peixes potentes. Salmão, Fetuccine ao ragu de cordeiro, Risoto de cogumelos, Risoto negro e Confit de pato. Na foto foi harmonizado com Corações de Pato em Salada Verde e Folhas de Mostarda do Restaurante Turi.


Serviço: servir entre 14 e 16ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

bottom of page