• Marcio Oliveira - Vinoticias

PEDREGOSO TABALI MOSCATEL ROSADO LATE HARVEST GRAN RESERVA 2016 – VALE DE ELQUI – CHILE

Elaborado a partir da aromática Moscatel Rosado parcialmente atacada pelo fungo Botrytis Cinerea, causador da podridão nobre, este vinho de sobremesa revela grande frescor e elegância. As vinhas estão a 530 metros acima do nível do mar, aportando as uvas ótima acidez.

As primeiras videiras da Viña Tabalí, fundada em 1993, foram plantadas em um dos vales mais promissores ao norte do Chile, o Limarí. A proximidade com o deserto do Atacama e com o Oceano Pacífico - com céu limpo, dias quentes e noites frescas - proporciona um terroir extraordinário para a produção de vinhos premium. As zonas escolhidas para a plantação de cada variedade de uva são singulares.


Em 2009, a vinícola adquiriu Talinay, vinhedo mais costeiro de todo o vale que surpreende com rótulos premiados, como o de melhor Pinot Noir e o de melhor Chardonnay do Chile. Com qualidade e consistência, o trabalho de Viña Tabalí foi reconhecido e, em 2019, a vinícola foi selecionada com uma das 100 melhores do mundo, pela prestigiada revista americana Wine & Spirits.


Recomendo provar!!! Pode não ser um Sauternes, mas o substituiu muito bem neste jantar por menos de 1/3 do preço de uma garrafa do vinho de sobremesa francês!!!


● Corte de uvas: Moscatel Rosado


● Notas de Degustação: Cor amarelo bem claro. Aromas de frutas cítricas maduras (como tangerinas e Grapefruit), frutas brancas (peras e pêssegos), além de frutas secas (damascos), notas de mel e toques florais de flor de laranjeira. Complexo e adorável nos aromas, repete no paladar esta explosão, num vinho de corpo médio, untuoso, com muita doçura e frescor. Seu final de boca é elegante e equilibrado, com boa persistência e intensidade, que combina muito bem com sobremesas. Nada como a Botrytis para criar belos vinhos de sobremesa.


● Estimativa de Guarda: é um vinho que já pode ser bebido, mas aguenta fácil mais 5 a 10 anos. Não estranhe se a cor caminhar para o dourado.


Notas de Harmonização: Vai bem com sobremesas de tortas de frutas, como esta Torta de Figos preparada pela Chef Carol Machado. Certamente irá muito bem como queijos azuis como o Roquefort e Gorgonzola.


Serviço: servir entre 7 e 9ºC.


Faixa de Preço – $


Onde Comprar: Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407.

3 visualizações