top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“ROTEIRO POR BODEGAS DE MENDOZA – PARTE 5 – FINAL”

Retornando da viagem por Mendoza com um Roteiro Enogastronômico carinhosamente preparado pela Zenithe Travelclub de Mariella Miranda e German Alarcon Martin, creio que vale a pena compartilhar com os leitores do Vinotícias o que encontramos em cada uma das vinícolas visitadas, além de dicas sobre os vinhos provados.

♦ BODEGA TRIVENTO – Visitada em 17/03/2023 - No fim da década de 1990 a Argentina era a terra prometida para o negócio do vinho. Sopravam ventos de renovação e o Malbec começava a ser um vinho que ganhava fama. Entre esses ventos se anunciava um futuro promissor, onde a Bodega Trivento logo marcou território com seus vinhedos.


O nome da vinícola deixa claro: os três ventos que dominam a paisagem em Mendoza são os mesmos que nomeiam esta casa que conseguiu, em um quarto de século, ter três vinícolas, 1600 hectares de vinhedo próprio e ser considerada a marca argentina número 1 em vendas. Três singulares ventos: Polar, Zonda e Sudestada, sopram sobre os terrunhos mendocinos deixando sua marca nos vinhos da Trivento, que é a filial argentina da Viña Concha y Toro e Toro Family of Wineries.


Desde os seus inícios, em 1996, forjou um portfólio exclusivo e reconhecido como o Melhor Produtor de Vinho Argentino em 2009 pela IWSC, (International Wine & Spirit Competition). E, mais recentemente, o seu Golden Reserve Malbec 2020, foi considerado o Melhor Vinho Tinto Argentino na IWC (International Wine Challenge). Com seus mais de 400 colaboradores fortalece o seu posicionamento em mais de 100 países, estando no pódio desde 2020 como marca argentina de vinhos mais vendida no mundo.


Estabelecida em Maipú, ao longo de 25 vindimas se posicionou como uma das principais três companhias exportadoras, com operações em todo o mundo e epicentro no mercado britânico. Para se ter uma ideia do dinamismo da companhia, só entre 2020 e 2021 se transformou em Empresa B, adquiriu uma nova bodega com vinhedo e um chalé de estilo em Luján de Cuyo e certificou seus vinhos com a Vegan Society.


Além disso, consolidou a sua liderança como a marca argentina de vinho número 1 em vendas ao redor do mundo (segundo a análise do IWSR Drinks Market, a Trivento se posiciona como a marca argentina de vinho N°1 do mundo em valor, tendo atingido US$ 256 milhões em vendas de varejo e E-commerce, em 2020).


Recentemente é integrante do reduzido grupo de vinícolas na DOC Luján de Cuyo. Mendoza que apresenta escassez de chuvas, mas boa drenagem de solos, acentuada amplitude térmica, grande irradiação solar e água pura proveniente da Cordilheira dos Andes. Nos seus 1.650 ha de vinhedos Premium se refugiam os terrunhos ideais para o cultivo de diversas variedades.


Segundo o seu Chefe de Enologia, Germán Di Césare junto a sua equipe dos enólogos Magdalena Viani, Rafael Miranda e Maximiliano Otiz, produzir vinhos é sempre um desafio: se requer conhecimento, trabalho em equipe e muita paixão em cada detalhe do processo de elaboração.


Tem capacidade para processar 150 mil kg/hora de uvas, por volta de 30 milhões de litros em inox e quase 4 mil barricas entre carvalho francês e americano somando mais outros quase 800 mil litros e armazenagem de quase 600 mil garrafas. Trivento é líder em iniciativas sustentáveis: em 2013 colocou em prática um projeto transversal na operação da companhia que posicionou a sustentabilidade no centro do seu modelo de negócio. Aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas e anualmente reporta metas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030.


Além disso, comprometida com a filosofia de respeito ao meio ambiente, gera energia limpa (505 MWH/ano) para abastecer parte de suas operações com a instalação de uma planta fotovoltaica e conta com um sofisticado programa de aproveitamento hídrico, precisamente em um meio como Mendoza, onde a água é um dos recursos mais valorizados.


Conscientes do impacto positivo que uma vinícola pode gerar em sua comunidade, implementou uma escola satélite em 2008: através dela, 96 colaboradores conseguiram terminar seus estudos de nível fundamental e médio no estabelecimento.


Outra iniciativa que apoia a educação é a arrecadação de fundos para bolsas educativas a partir da venda de um inovador vinho blanc de noir, o Trivento White Malbec. As bolsas de estudo são entregues através de FonBec, o Fundo de Becas (bolsas, em português) para estudantes de baixos recursos e altos rendimentos.


No período que dá início aos seus próximos 25 anos, a Trivento se encontra sólida e reconhecida como uma vinícola protagonista do vinho na Argentina. E para onde a levarão os ventos do futuro? A julgar pela sua trajetória, ela ainda irá longe, muito longe.


Aqui provamos os seguintes vinhos:


● TRIVENTO CUVÉE EXCEPTIONNELLE BRUT NATURE – corte de 51% Chardonnay + 46% Pinot Noir + 3% Malbec, criado sob o método Charmat, cor rosada clara. Aromas de leveduras e baunilha provenientes do contato com as lias, notas a mação verde, cerejas e framboesa. Em boca é fresco, cremoso e final persistente.

● TRIVENTO GOLDEN RESERVE CHARDONNAY 2020 – Chardonnay 100%, de cor dourada. Fermentado em ovos de concreto. Aromas de frutas tropicais e notas de ervas finas. Na boca, apresenta acidez mineral e frescor, com maçã verde madura, pêssego branco e notas sutis de aspargos. Termina com um final muito fresco, frutado e equilibrado. Harmoniza bem com bacalhoada, moqueca, fritada de cogumelos, hambúrgueres, peixes e aves assados ou grelhadas.


● TRIVENTO GOLDEN RESERVE MALBEC 2020 – 100% Malbec, com amadurecimento por 12 meses, e 12 meses em garrafa antes de ir ao mercado. Aromas de frutas vermelhas e escuras, como framboesas e amoras. Intenso e profundo no nariz. Paladar encorpado com taninos vibrantes. Textura redonda e acabamento suculento.


● TRIVENTO GOLDEN RESERVE CABERNET SAUVIGNON 2018 – 100% Cabernet Sauvignon, oriundo do vinhedo de Tupungato, Tunuyán, Altamira, no Vale do Uco. Maturou por 12 meses em carvalho francês e 12 meses em garrafa antes de ir a mercado. Cor rubi intenso com tons de granada, com aromas de frutas vermelhas maduras com notas de pimenta preta em perfeito equilíbrio com o carvalho. Em boca, os taninos estruturados e firmes, final jovial e longo.


♦ BODEGA CASA VIGIL – Visitada em 17/03/2023 - A bodega e restaurante El Enemigo estão instalados no coração do departamento de Maipú, na paragem de Chachingo, onde a Casa Vigil. Funciona como a própria casa de Alejandro Vigil onde ele vive com a esposa A bodega e restaurante El Enemigo funcionam na própria casa de Alejandro Vigil, onde ele vive com a esposa Maria Sance (pesquisadora de alimentos) e filhos pequenos. Em 2019, a Casa El Enemigo Vigil ganhou o “Ouro Internacional” na categoria Arte e Cultura do concurso Best of Wine Tourism.


A propriedade tem um belo jardim com vários recantos onde se vê ovos de concreto usados em vinificações, instalações, marmeleiros, e o ambiente conquista o visitante. A bodega tem inspiração na Divina Comédia de Dante Alighieri, obra pela qual Alejandro é apaixonado e prestou a sua homenagem no espaço que também tem a horta da família e o restaurante.


Alejandro é principal enólogo da vinícola Catena Zapata, engenheiro agrônomo (mestre dos solos) e apontado como um dos profissionais mais talentosos da vitivinicultura argentina. O projeto El Enemigo (Bodega Aleanna) começou em 2006 em parceria com a filha mais nova de Nicolas Catena, a historiadora Adrianna Catena.


Na vinícola se acham 4 tipos diferentes de processos de fermentação: em tanques de aço inoxidável, em piscinas de materiais tradicionais, em ovos gigantes de concreto e em barris, dando um resultado diferente com cada um.


Durante a visita a propriedade você poderá conhecer uma vinícola que convida a experimentar um dia diferente onde o charme do vinho e a literatura se fundem para apresentar uma proposta enoturística única.


A Bodega é mais conhecida pelo nome da sua linha de vinhos EL ENEMIGO, posicionada no 21º lugar dentre as 50 melhores vinícolas no mundo no ranking WORLD´s BEST VINEYARDS 2022. O trabalho de Alejandro Vigil foi decisivo para que os vinhos Catena Zapata chegassem a pontuações superiores a 95+ em publicações como Wine Spectator, Wine Enthusiast, Wine Advocate e Decanter.


Não é à toa, que neste particular projeto, seus vinhos também tenham estes reconhecimentos, recebendo vários prémios internacionais. E não só os vinhos, ele próprio foi considerado "Ones to Watch" pela revista Decanter, como uma das pessoas mais influentes no mundo do vinho. Com um espírito vanguardista e incansável, ele procura constantemente canalizar a sua criatividade, desafiando os limites da viticultura e enologia tradicionais, e neste 2023 foi considerado pela “The Drinks Business” entre os Top 100 Master Winemaker.


Em 2018, alcançou os primeiros 100 pontos para dois dos seus vinhos, o Gran Enemigo Single Vineyard Gualtallary 2013 e o Catena Zapata Adrianna Vineyard River Stone 2016, se tornando o primeiro enólogo latino-americano a receber 200 pontos do renomado crítico de vinhos Robert Parker.


Comunicador nato, tem desenvolvido a sua criatividade numa série de espaços de convívio com vinhos e gastronomia de excelência para aproximar as pessoas do mundo do vinho, tanto aqui, na vinícola como em Enoteca e Cervejaria em Mendoza.


O projeto El Enemigo (Bodega Aleanna) começou em parceria com a filha mais nova de Nicolas Catena, a historiadora Adrianna Catena. Adriana, com phD em Oxford, cresceu em Buenos Aires e depois mudou-se para a Califórnia, graduando-se na Universidade de Berkeley com as mais altas honras. É amante da gastronomia e defende uma agricultura sustentável e orgânica. Hoje, mora em Londres com seu marido e dois filhos. Em 2009, Alejandro Vigil e Adrianna Catena voltavam da embaixada argentina de Londres, onde Nicolás Catena havia acabado de receber o prêmio de Homem Decanter do Ano. Nesse momento, enquanto conversavam, decidiram criar um vinho juntos, um vinho que respeitaria a história e a tradição da viticultura, mas de uma forma descomplicada e irreverente. Nascia aí o famoso El Enemigo.


Localizada em Chachingo, Maipú, a vinícola é um deleite para todos os sentidos. Já em seus primeiros passos, o visitante sente que está entrando em um mundo mágico: o cuidado com o local, o respeito à matéria-prima, a arquitetura, o paisagismo, as esculturas… cada detalhe é único porque, no final, todo o local está inspirado no livro A Divina Comédia.


A referência é uma homenagem ao avô materno de Vigil, quem o inspirou ao cuidado e respeito com o solo e o produto. Imigrante italiano, Tristán costumava recitar versos da obra. Hoje, o poema de Dante se converte em arquitetura: a adega subterrânea é o Inferno e os túneis que a conectam ao exterior representam o Purgatório.


No Paraíso, assim como Dante encontra sua amada Beatrice, Alejandro Vigil e María Sance esperam os comensais para viver uma experiência única: o céu na terra, onde se unem o amor pela vida e a paixão por criar, traduzidos em pratos únicos e alguns dos melhores vinhos da Argentina. Gastronomia e vinhos harmonizados para compartilhar com amigos!

Para os vinhos El Enemigo, foram selecionadas algumas parcelas específicas dos vinhedos pertencentes à família Catena, para que os vinhos tivessem características e personalidade diferentes daqueles feitos por Catena Zapata e diferentes também dos outros produtores de vinhos argentinos.


São vinhos cheios de personalidade e complexidade, vinhos únicos que merecem ser provados. Atualmente, Bodega produz em torno de 160.000 garrafas em cada safra. Sua estrela, diferentemente do que se esperaria de um projeto localizado em Mendoza, é a Cabernet Franc, que representa 70% da produção e têm origem em diferentes regiões mendoncinas: Agrelo, Chacayes, El Cepillo e Gualtallary. Caracteriza-se por ser encorpado e elegante, com grande profundidade de fruta. São impressionantes sendo que esse último obteve 100 pontos do crítico Robert Parker na safra de 2013. O Agrelo 2014 agrada a muitos e Alejandro confirma que é o que apresenta maior equilíbrio. Vale realmente sentir as diferenças de terroir expressos em cada um deles.


Também são produzidos excelentes exemplares de Malbec, Bonarda e até um corte Syrah/Viognier, produzido a partir de uvas selecionadas dos melhores vinhedos da Catena, além de possuir ótima acidez e sabor persistente.


Outra maravilha entre os rótulos El Enemigo é o Chardonnay, cujo vinho da safra de 2016 foi eleito o melhor vinho do mundo com valor inferior a 30 dólares pelo crítico norte-americano James Suckling. Um vinho sério e persistente, com notas cítricas e aromas e sabores minerais.


Aqui provamos os seguintes vinhos:


● EL ENEMIGO SEMILLÓN 2020 – branco aromático, com aromas de frutas brancas, florais e um toque de mel. Em boca apresenta um corpo médio e elegante, é fresco e mineral, com boa persistência. Produzido 100% com a uva Sémillon, cultivada a novecentos e trinta metros de altitude, em Mendoza, na Argentina. A fermentação é realizada com leveduras nativas, em barris de carvalho, sendo 10% novos. O vinho estagia em barris de carvalho de 225 litros por um período de 12 meses em barricas de carvalho de 1º uso.


● GRAN ENEMIGO 2018 – Muito complexo e repleto de camadas de aromas e sabores, o Gran Enemigo combina notas de frutas escuras maduras, especiarias, sândalo, chocolate e toques balsâmicos. O corte de 85% Malbec com 15% Cabernet Franc + Petit Verdot + Cabernet Sauvignon + Merlot é fantástico. Um tinto com aromas sedutores, sofisticado e onde a Malbec é a base do corte.


● GRAN ENEMIGO AGRELO CABERNET FRANC 2018 – blend de 85% Cabernet Franc e 15% de Malbec oriundos de vinhedos em Chacayes a 1.100 metros acima do nível do mar., Passa 15 meses em foudre de carvalho, criando um vinho macio, aveludado e simplesmente delicioso! Cor ainda púrpura com reflexos rubi, com aromas de frutas negras maduras, como amora, notas herbáceas (eucalipto, mentol), toques de chocolate e baunilha. Equilibrado e elegante tem um excelente potencial de guarda, podendo envelhecer na garrafa por mais de uma década.


● GRAN ENEMIGO GUALTALLARY CABERNET FRANC 2017 – blend de 85% Cabernet Franc e 15% de Malbec oriundos de vinhedos em Gualtallary a 1.470 metros acima do nível do mar. Um vinho complexo, fresco, com textura surpreendente e muito envolvente!

Aromas intensos, complexos, elegantes, de frutas escuras maduras com notas de especiarias e de baunilha trazidas do contato com o carvalho. em boca, é um vinho complexo, de acidez presente, com taninos estruturados e de final longo persistente, evidenciando seu caráter mineral.


● GRAN ENEMIGO CHACAYES CABERNET FRANC 2017 – blend de 85% Cabernet Franc e 15% de Malbec oriundos de vinhedos em Chacayes em Tunuyan a 1.100 metros acima do nível do mar, cultivado em alta densidade, com 5 tempos de colheita durante a vindima, com tempo de duração entre a primeira e última de um mês e meio. Tem maturação por 15 meses foudres de 100 anos. Um tinto de grande profundidade, complexo e harmônico em boca, macio, aveludado!


♦ BODEGA LOS TONELES – Visitada em 17/03/2023 - Mais conhecida como Bodega Los Toneles, devido ao impacto causado por suas barricas de carvalho francês onde os vinhos eram envelhecidos, transformando-a em um ponto de referência para todos que passavam pela região. Hoje a empresa possui e mantém espírito criador de seus vinhos, equipada com a última tecnologia para elaboração vitivinícola.


Em 2002, a vinícola foi comprada pela família Millán. Resgatando as tradições da vinícola, mas trazendo uma inovação com as tecnologias que foram atribuídas a adega. Declarado Patrimônio Cultural de Mendoza em 2008, o majestoso edifício abriga piscinas históricas com tanques modernos e centenas de barris que mantêm os grandes vinhos da vinícola. Excelência em Gold Award em Arquitetura e Paisagem 2014.


A imponente fachada de pedra de Bodega Los Toneles chama atenção para a arquitetura (construída em 1922, ela foi restaurada mais recentemente à sua glória original e foi declarada como um dos locais de patrimônio cultural de Mendoza em 2008.


São vinhos cheios de personalidade e complexidade, vinhos únicos que merecem ser provados. Atualmente, Bodega produz em torno de 160.000 garrafas em cada safra. Hoje a empresa possui e mantém espírito criador de seus vinhos, equipada com a última tecnologia para elaboração vitivinícola. A vinícola Los Toneles abastece o mercado interno e conquista o mercado externo. Seus vinhos são o resultado de uma filosofia de trabalho que combina a experiência na elaboração tradicional com a tecnologia moderna, desde o cuidado da vinha durante o ano todo, passando por uma colheita programada, elaboração moderna, fracionamento e guarda.


A linha de vinhos vai desde varietais jovens até reservas de alta classe com boas premiações em concursos internacionais. A vinícola possui vinhedos próprios (70 hectares e 500 hectares contratados com terceiros) em Maipu, Luján de Cuyo, Guaymallén, Lavalle e Tupungato, tudo na Provincia de Mendoza. Há ainda outras áreas de cultivo uma vez que a família Millán é um grande grupo vitivinicultor com atuação internacional. Principais cepas cultivadas: Chardonnay, Chenin Blanc, Torrontés e Sauvignon Blanc. Tintas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda, Merlot e Syrah.


Seus vinhos “MOSQUITA MUERTA” atendem a Blends Premium de diferentes vinhedos localizados nas áreas de Gualtallary, Vista Flores, Los Chacayes, La Consulta, Los Árboles, Altamira, Perdriel y Medrano.


Os rótulos interessantes não param por ai! Há o Projeto “SAPO DE OUTRO POZO” – Sua presença se impõe em qualquer lugar que ele entre. Ele nunca passará despercebido. Sua adrenalina é o risco, a chave. Sapo de Otro Pozo, a maneira argentina de dizer "peixe fora da água". Ele é um Blend de Tintas: 25% Malbec | Los Chacayes, Uco Valley (1350 metros de altitude) + 20% Malbec | Gualtalary, UCO Valley (1.250) + 15% Malbec | El Manzano, Uco Valley (1.250) + 20% Syrah | Los Chacayes, Uco Valley (1.350) e 20% Cabernet Franc | La Consulta, Uco Valley (1.050 metros) As uvas colhidas a mão em cada terroir em diferentes datas para encontrar a maturação e a expressão ideais. Cada casta é fermentada usando tanques diferentes: cubas em forma de ovo de concreto, 1000 litros de barris de carvalho e em 225 litros de carvalho. 50% do vinho é envelhecido em barris de carvalho francês de primeiro uso por 14 meses. No nariz, aromas esfumaçados e picantes de influência de carvalho combinados com notas de ervas aromáticas, bagas selvagens e flores. Possui um palato redondo com grande acidez e taninos redondos. Um ótimo exemplo de Uco Valley Terroir.


PISPI - Ele pode ser encontrado onde não é convidado. Ele é opinativo se ele tem conhecimento sobre isso, ou mesmo se não tiver. Pispi é aquele que busca destaque! Ele acorda paixões e ódio, mas nunca permanece despercebido. Ele é um Blend de Tintas: 40% Malbec | Perdriel, Luján de Cuyo (950 metros de altitude) + 20% Petit Verdot | Los Chacayes, Uco Valley (1.350) + 20% Bonarda | Medrano, Maipú (700) + 10% Cabernet Franc | La Consulta, Uco Valley (1.050) e 10% Merlot | Los Chacayes, Uco Valley (1.350). As uvas são colhidas à mão de cada terroir em datas diferentes para encontrar a maturação e a expressão ideais. Há uma co-fermentação de Petit Verdot e Bonarda realizada em cubas em forma de ovo de concreto. Os componentes restantes são fermentados separadamente em tanques de aço inoxidável. 40% do vinho é envelhecido em barris de carvalho francês de segundo uso por 12 meses. Este vinho combina energia e elegância e é bem equilibrado e sutil. É saboroso, com taninos de veludo, longo e sério. Delicioso.


CORDERO COM PIEL DE LOBO – Cordeiro em pele de Lobo ... nada é o que parece, a percepção é a nossa melhor habilidade. Lembre-se das ovelhas que deixam o rebanho para ser o personagem principal, a ironia é a melhor qualidade. Corte de 40% Malbec | Perdriel, Luján de Cuyo (950 metros de altitude) + 35% Malbec | Agrelo, Luján de Cuyo (1.000) e 25% Malbec | Barrancas, Maipú (750). Uvas colhidas à mão de cada propriedade em diferentes datas para encontrar a maturação e a expressão ideais. Este vinho é fermentado em cubas de concreto e 50% do volume passa por barris de carvalho por seis a oito meses. É um malbec elegante, rico e orientado a frutas, com aromas e sabores limpos, uma boa sensação na boca e uma boa frescura.


Não se pode esquecer do restaurante ABRASADO, que oferece cozinha baseada em produtos de excelência de seus ingredientes. Os hóspedes do Abrasado podem desfrutar de carne, vinho, azeite, vinagre balsâmico e especiarias que vêm de nossos próprios campos e vinhedos. Com uma origem finamente cuidada, esses produtos aprimoram sabores e aromas do campo argentino.


A excelência dos pratos é fundada na rastreabilidade dos produtos. A icônica carne argentina, é a estrela do restaurante. A qualidade é garantida em todos os estágios de produção e distribuição; começando com a criação dos bezerros que vem das próprias fazendas no sul de Cordoba. O gado é criado naturalmente, resultando em cortes de excelente qualidade e textura. Em seguida, é abatido nas próprias instalações com condições ideais de atendimento e controle. Os padrões de saúde, priorizados com controles certificados por organismos oficiais. Depois disso, os cortes são distribuídos diariamente às cozinhas, cuidadosamente envelhecidos, atingindo o ponto especial de carne do Abrasado e depois servidos aos comensais.


A carne envelhecida a seco (dry-aged) permanece como o método de assinatura de Abrasado. Este tratamento exclusivo do envelhecimento melhora o sabor da carne, a sensibilidade, a textura e a suculência. Consiste em manter os melhores cortes de carne bovina em um sistema de refrigeração especial criando um microclima: 1-3 graus de temperatura Celsius, 50% a 70% de umidade e fluxo de ar controlado. Este processo leva no mínimo 30 dias após certas etapas.


À medida que os dias passam, o ácido lático que o animal produz no momento do abate é eliminado, criando assim mais ternura. As enzimas de carne desintegram os tecidos conjuntivos do músculo, produzindo uma textura mais suave. Com esse processo, como o corte de carne está seco, permite que os líquidos evaporem e criem uma camada rígida externa, removidos no momento da cocção. Essa camada protege a carne do núcleo e permite mais complexidade, intensificando a cor e concentração dos sabores.


Como resultado de todo este trabalho primoroso, o ABRASADO recebeu o 2022 - GLOBAL WINNER | PEOPLE’S CHOICE AWARDS WINNERS, na categoria Wine Tourism Restaurants.


Aqui provamos os seguintes vinhos:


● MOSQUITA MUERTA BLEND DE BLANCAS 2021 – blend de 40% Chardonnay de Gualtallary, 20% Chardonnay de Los Árboles, 30% Semillon de La Consulta e 10% Sauvignon Blanc de Agrelo. Estagiou por 6 a 8 meses nos mesmos barris utilizados para fermentação.

Tom de amarelo esverdeado, um aroma complexo, com presença floral, especiarias, baunilha e cítrico. Ele é encorpado e na boca é elegante, com sabores florais e cítricos e final persistente.


● MOSQUITA MUERTA BLEND DE TINTAS 2021 – um blend de uvas tintas, Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, cultivadas entre 1.050 e 1.350 metros de altitude, na região vitivinícola de Mendoza. De coloração rubi profunda, revela, no nariz, aromas de frutas vermelhas e negras maduras, notas florais, nuances de especiarias, além de toques defumados, oriundos do estágio em carvalho. Em boca, é um vinho potente, contando com grande estrutura, taninos sedosos e um final longo e persistente.


● MOSQUITA MUERTA EXTRA BRUT PINOT NOIR – espumante elaborado a partir de um blend de uvas Chenin Blanc - Chardonnay - Pedro Ximénez e Sauvignon Blanc, provenientes de vinhas de grande altitude na província de San Juan, no Vale do Pedernal, Los Árboles, Gualtallary e Los Chacayes no Valle de Uco, província de Mendoza. Feito pelo método Charmat a partir de uma colheita precoce para a obtenção de um vinho espumante com baixo teor alcoólico, efetuando-se a segunda fermentação a baixas temperaturas para obter aromas frescos e alegres. Cor amarela clara com reflexos verdes, destaca aromas florais e cítricos. Na boca os sabores são frescos, algo ácidos e intensos, lembrando maçã verde e tosta.


Ao longo dos artigos sobre a vinicultura argentina você poderá criar um belo Guia para sua próxima viagem. Aliás, já estamos preparando um Novo Roteiro para 12 a 18 de Novembro de 2023!!! Saúde!!!


Aproveite para comentar se gostou ou não!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações durante a prova dos vinhos e pesquisas).

bottom of page