top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“UMA ILHA DE SAUVIGNON BLANC NA BORGONHA”

Saint-Bris-Le-Vineux é o único distrito de Bourgogne, onde a uva Sauvignon é cultivada.



Localizada a 10 km de Auxerre, a vila de Saint-Bris-Le-Vineux tem adegas medievais extraordinárias, verdadeiros labirintos subterrâneos, que são provavelmente os mais impressionantes na Borgonha. Mas essa não é a única característica desta vila, porque essa variedade inesperada de uva é cultivada aqui, uma variedade de uva mais comum às encostas da região vinícola vizinha, o Loire. O Sauvignon AOC Saint-Bris é, portanto, único na Borgonha.


O plantio de vinhedos no departamento de Yonne remonta ao final do século 19, quando Paris costumava ser seu mercado principal. A principal variedade de uva da região era a Roteblot, que hoje é extinta. Naquela época, os vinhos da área de Saint-Bris poderiam ter sido chamados de Chablis antes que as regras de denominação fossem atualizadas e alteradas ao longo dos anos. O negócio de vinhos em Yonne foi amplamente afetado pela introdução de ferrovias no século XIX, pelas quais os vinhos do sul da França foram transportados para o mercado parisiense, e ainda por epidemias desenfreadas de filoxera no final do século XIX e início do século XX.


Por conta disto, quase todas as vinhas da região foram abandonadas. Nos anos posteriores, as uvas Sauvignon Blanc foram introduzidas na região, o que a ajudou a se recuperar após seu colapso e se tornar uma área independente de produção de vinho. Em 1974, a sub-região do vinho Saint-Bris obteve o status VDQS-Vin Délimité de Qualité Supérrieure ou a região vinícola de qualidade superior.


Finalmente, Saint-Bris recebeu sua AOC em 2003 e se refere apenas a vinhos brancos feitos de uvas Sauvignon. As pedreiras na vizinha Bailly abasteceram a pedra do edifício para o panteão em Paris. Os vinhedos cobrem 3,5 hectares, estabelecidos nas comunidades de Saint-Bris-Le-Vineux, Chitry, Irancy, Vincelottes e Quenne. Saint-Bris definitivamente vale uma visita.


Os solos são derivados de vários calcários jurássicos que variam de portlandiano a kimmeridgiano. Os solos aluviais e as formações de calcário inferior fossilífero são encontrados ao lado do rio e ao pé das encostas temos limestone (o limestone é uma pedra calcária natural composta principalmente por calcite mineral e por porções de areia, argila e óxido de ferro – elementos que determinam a sua tonalidade, porosidade, dureza e textura). As melhores parcelas situadas estão na encosta aberta de frente para o norte, portanto a maturação ocorre em condições ideais que favorecem a qualidade das frutas para produção de ótimos vinhos.


Crescida neste terroir da Borgonha, a Sauvignon Blanc produz vinhos que são secos, leves, frescos e agradáveis. A vinificação é tradicional. As uvas são prensadas e em seguida há uma ligeira maceração para extrair os aromas varietais das uvas. O vinho é envelhecido em tanques de aço inoxidável. Surpreendentemente, nem encontramos o famoso chardonnay da Borgonha na região. No entanto, precisamente essa concentração em uma variedade de uva e a abordagem meticulosa de enólogos torna os vinhos Saint-Bris extraordinários. A Sauvignon Blanc é uma variedade vigorosa, produzindo cachos compactos de pequenas bagas ovais de uma bela cor dourada quando maduras, com peles grossas e polpa macia.


Este vinho branco feito ao lado de Auxerre tem teor mínimo de álcool de 12,5%. As uvas passam por uma fermentação alcoólica lenta em borras finas e prensagem lenta para obter o melhor dos sucos. É frequentemente de cor de palha pálida ou ouro claro. Os aromas são de frutas cítricas (toranja, laranja, mexerica), pêssego e um toque de folhas trituradas. Ocorrem aromas às vezes exóticos como a da lichia. Essa complexidade introduz uma fruta cheia, madura e macia, com uma pitada de sal (afinal o solo da região foi fundo de mar há 150 milhões de anos).


Os aromas de geléia de frutas como laranja ou pêssego aparecerão quando o vinho envelhecer. Este é um vinho que pode ser apreciado jovem (já vai ao mercado pronto para ser bebido, mas pode ser guardado por mais de 5 anos), o que mostra que envelhece bem por alguns anos.


O Sauvignon da Borgonha é um vinho notável por seu esplêndido alcance aromático, o que o torna um excelente parceiro para ostras e crustáceos. Provado como uma bebida antes do jantar, ele estimula o paladar. É um excelente acompanhamento para queijos de cabra, e sua acidez viva o faz companheiro ideal para todos os pratos de peixe e receitas particularmente escandinavas (salmão defumado com endro). Também se harmoniza muito bem com pratos com sabor de açafrão ou curry.


Os escargots da Borgonha são um prato que contêm alho, manteiga, salsa e vinho branco. A preparação tradicional do prato inclui cozinhar os caramujos em manteiga e alho, depois adicionar vinho branco para deglacear a panela e terminar de cozinhá-los nela. O prato é normalmente servido com pão recém-assado para absorver o molho e um copo de vinho branco seco, sendo que o Saint-bris o acompanha muito bem.


Aconselha-se servir este vinho em temperatura entre 8 e 10° C como aperitivo, 10 e 11° C com alimentos.


​Não deu vontade de provar os vinhos da Sauvignon de Saint-Bris? Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação as pesquisas).

bottom of page