top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CHABLIS GRAND CRU VALMUR 2021 – JEAN COLLET & FILS- CHABLIS- BORGONHA - FRANÇA

Desde 1792, a família Collet se dedica ao cultivo das vinhas. O Domaine Collet foi criado em 1952 por Jean Collet, filho de Marius, viticultor de Chablis. Em 1979, Gilles, filho de Jean, juntou-se aos negócios da família. Hoje, Romain, filho de Gilles, representa a quarta geração dos Collets em Chablis.


As parcelas de vinhedos do domaine estão localizadas nas melhores encostas nas margens esquerda e direita do rio Serein.


A filosofia dos produtores é trabalhar as vinhas com as práticas do cultivo sustentável, o que ajuda a valorizar o terroir único de Chablis. Este domaine está listado entre os 10 produtores destacados de Chablis no guia de Hugh Johnson.


O Domaine Collet tem uma área total de 37 hectares, assim distribuídos: 1,65 em Petit Chablis, 16,4 em Chablis, 8,6 no 1er Cru Vaillons, 6,5 no 1er Cru Montmains, 2,6 no 1er Crus Mont de Milieu e Montée du Thunder, e finalmente os restantes são no Grand Cru Valmur e Les Clos. As parcelas de vinhedos estão localizadas nas melhores encostas nas margens esquerda e direita do rio Serein. A adega encontra-se no coração de Chablis, onde tradição e modernidade vivem juntas. A filosofia do domaine é trabalhar as vinhas com as práticas do cultivo sustentável, o que ajuda a valorizar o terroir único de Chablis. Desde 1999, a parcela Chablis Truffières passou a ser cultivada pelo método orgânico.


Composição de Uvas: 100% Chardonnay. Situado à margem direita do rio Serein, Valmur encontra-se no centro da área dos Grands Crus. Sua identidade provém dos profundos solos argilo-calcários, com pequenas ostras fossilizadas, sobre um subsolo Kimmeridgiano. Exposição oeste, em um vale profundo, com temperaturas altas no verão. Vinhas de 45 anos em média, com densidade de 6 mil plantas por hectare. Rendimento: 40 hl/ha. Prensa pneumática e estabilização a frio a 16 °C. Fermentação alcoólica espontânea. Maturação em barricas borgonhesas de 228 litros. Engarrafado após 18 meses de envelhecimento.


Notas de Degustação: Cor amarela clara com halos dourados. Um Grand Cru que mostra incrível complexidade, sedosidade e untuosidade. Nariz misturando aromas com toques de manteiga e tostados, em ainda frutas cítricas (como o limão siciliano e lima), algo de pêssego e damasco maduro. Boca opulenta com presença mineral e final que recorda muito frutas confitadas, quase virando geléia. Um excelente equilíbrio entre a densidade do corpo e a jovialidade da fruta. As frutas aparentam maturidade, e ainda assim mantém um frescor delicioso. Um vinho elegante, complexo e poderoso. Perfeito para beber agora, mas com grande potencial de envelhecimento.


Estimativa de Guarda: O Grand Cru Valmur começa a se revelar com 5 a 8 anos de guarda, mas tem potencial para muito mais. Aguarde 3 anos após a safra para beber, portanto já pode ser provado!


Notas de Harmonização: Harmoniza com lagosta, além de carnes brancas assadas e queijo de cabra.


Serviço: servir entre 11 e 13ºC.


Faixa de Preço: – Estelar


● Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.

bottom of page