top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

VEGA SICILIA ÚNICO 2011 – RIBERA DEL DUERO - ESPANHA

Os terrenos que viriam a ser Vega Sicilia, foram disputados durante anos entre Peñafiel e o Mosteiro de Valbuena e foi em 1477 que os monges e o conselho chegariam a um acordo. Estes últimos teriam a jurisdição e as terras aráveis e os monges teriam a cobertura florestal. Mas foi em 1577 que o nome Vega de Sicilia apareceu pela primeira vez na história, quando se referia à propriedade.

Durante séculos a propriedade foi explorada e comprada ao Marquês de Valbuena, por Toribio Lecanda em 1848, onde o seu filho Eloy Lecanda, começou a produzir vinho de forma profissional na adega da propriedade.


Assim, surgiu a necessidade de construir instalações, escritórios e armazéns de envelhecimento. O objetivo seria produzir vinho de qualidade igualável ao produzido em Bordeaux. Em 1982, a família Álvarez compra a propriedade mantendo-se fiel ao objetivo, ou seja, só é produzido vinho em anos de colheita excecionais.


Vega Sicilia é sem dúvida a mais prestigiosa vinícola da Espanha, lendário, quase dispensando apresentação.


Emblemático, sedutor, o Único é um vinho único em todos os sentidos e que está sempre entre os melhores do mundo. Tem estilo e personalidade incomparáveis, é elegante, complexo e com grande poder de guarda, o que faz dele um dos vinhos mais disputados e colecionados do mundo.


“A grande maioria dos vinhos são criados para correr 100 metros rasos. O Vega Sicilia Unico é treinado para uma maratona de muitas décadas”. Citação de Lópes de Castro, enólogo chefe da Bodegas y Viñedos Vega Sicilia. Feliz em suas palavras, o criador fala com propriedade da criatura (o vinho), que matura por 10 a 15 anos antes de ser liberado para o mercado de consumo e pode viver por décadas na garrafa dependendo da safra.

Um ícone internacional só elaborado em safras excepcionais, que nasce na Ribeira Del Duero, importante região da Espanha, e traz no cerne a “Tinto Fino” ou “Tinta Del Pais” (Tempranillo), emblemática casta espanhola, respaldada pelas franco/internacionais: Cabernet Sauvignon e Merlot.


A fundação da Bodega Vega Sicilia data de 1860 e produz apenas 03 vinhos: o Único (um Gran Reserva produzido somente em safras especiais e em número limitado), o Valbuena 5º Ano (segundo na sucessão hierárquica da vinícola, produzido anualmente) e o Único Reserva Especial (um vinho sem safra, de produção limitadíssima – máximo de 20 mil garrafas – elaborado eventualmente, com as melhores barricas e safras do Vega Sicilia Único).


De tão raro, este vinho já nasce com destino certo: Reis, Chefes de Estado e outros tantos milionários do globo. É praticamente impossível encontrar uma garrafa sequer desta preciosidade mesmo nas mais sofisticadas lojas e adegas do mundo. A garrafa de nº 1 era reservada especialmente para o Rei Juan Carlos. Nesta safra a maturação beirou os 10 anos.


● Corte de uvas: Tinto Fino (Tempranillo) 85%, Cabernet Sauvignon 13% e Merlot 2%.


● Notas de Degustação: Vinho de cor rubi ainda escuro. Nariz com frutas pretas maduras, notas de especiaria doce como a baunilha, tabaco, especiarias exóticas, e elegante toque herbáceo. Profundamente concentrado e enérgico no paladar, oferece sabores de frutas pretas, licor de cereja, toques de café. Os taninos são bem integrados, com bom equilíbrio e requinte em geral. O Unico é uma expressão que pode ser saboreada neste momento, embora com o tempo se torne realmente incrível. É, sem sombra de dúvida, um verdadeiro prazer bebê-lo!


● Estimativa de Guarda: ainda jovem, mas foi possível apreciar sua riqueza. Poderá evoluir até 2031.


● Notas de Harmonização: Recomendo decantar. Vai muito bem com cordeiro, corte de carnes vermelhas assadas ou grelhadas. Acompanhou muito bem um Arroz Caldoso de Pato com sua Coxa Confitada, Chorizo Espanhol, Foie Gras, Cogumelos, Avelãs Torradas e Redução ao Roti de Pato, Tangerina e Mostarda a l´Ancienne, também preparado pelo Chef Douglas.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Borgonha ou Bordeaux).


Faixa de Preço – ESTELAR


Degustado na Confraternização da AMICIVINO

ความคิดเห็น


bottom of page