top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“VINHOS PARA VOCÊ PLANEJAR SEU NATAL – PARTE 2”

Se o menu de Natal e Ano Novo já tem algumas dificuldades de harmonização pela quantidade de pessoas que participam das festividades, tudo fica mais complicado quando há algum ente familiar ou amigo vegetariano ou vegano. Como não passar aperto nesta hora?

Nas ceias de Natal e Ano Novo os pratos vegetarianos costumam se limitar a uma salada mais elaborada ou às clássicas massas recheadas. As massas são sempre as opções mais lembradas em cardápios vegetarianos, talvez pela facilidade ou falta de conhecimento em preparar outras receitas. Nada diferente do que a pessoa está acostumada a comer ao longo do ano e por isso é necessário buscar opções que fujam ao óbvio.

 

♦ PETISCOS PARA BEM RECEBER – nada melhor que ter alguns aperitivos para hora que o pessoal chegar. Além de ter espumantes gelados para começar os acompanhamentos, podemos ter petiscos e pratos tradicionais como queijos e frutas secas. Outra dica são bruschettas de queijo brie com figo caramelizado ou as bruschetta de funghi ou ainda de queijo gorgonzola e pera, de queijo brie e damasco e se houver algum vegano, a opção poderá ser bruschettas de alho poro e palmito ou funghi, bruschetta de tomate com manjericão. Criatividade é o que não falta!


Um húmus tradicional servido com um prato cheio de vegetais como palitos de cenoura, pepino e salsão além de refrescante ficará bem colorido na mesa. Você poderá caprichar na receita de uma farofa e deixar a preparação mais rica, com castanhas, frutas secas e cebola caramelizada, um prato que fará sucesso com vegetarianos.


As harmonizações com vinhos na recepção dos amigos e familiares podem ser com os já citados espumantes, ou com vinhos brancos (a Chardonnay sem passagem por barrica sempre é bem-vinda) ou um rosé bem geladinho.

 

♦ SALADAS QUE REFRESCAM E ALIMENTAM – que tal servir uma Salada de Grãos ou uma Salada de Tâmaras. Se preferir servir algo preparado por você mesmo, pode criar uma Salada Verde com tomates, palmito, conserva de pepino, ou uma salada de quinoa com grão de bico. Você certamente encontrará receitas na internet. Saladas de folhas variadas, com trigo, quinoa, grão-de-bico, abóboras e cebolas assadas com molhos a base de especiarias, shoyu e azeite balsâmico podem dar um toque especial neste jantar.


E nesta época quente de Final de Ano, que tal servir um Guacamole? Uma pasta feita basicamente com abacate (ingrediente principal), verduras e limão. Por se tratar de uma receita mexicana, a pimenta é sempre bem-vinda. O prato é super popular no país, e aos poucos vem caindo no gosto dos brasileiros.


Outra opção gostosa pode ser um Salpicão, uma refeição fresca e cheia de sabores, combinando vegetais como cenoura, repolho, pimentão (amarelo e vermelho) e milho com proteína vegetal, como grão-de-bico ou soja texturizada. O molho vegano à base de maionese e mostarda adiciona cremosidade. Além do sabor delicioso, oferece benefícios nutricionais, como fibras, vitaminas e minerais dos vegetais, tornando-o uma escolha saudável e satisfatória. Ideal para quem busca uma alternativa vegana ao salpicão tradicional.


Mais ousado em termos de um menu, você pode preparar ceviche vegano, inspirado a partir de algumas receitas de ceviche tradicional. Use palmito no lugar do peixe, tempere com flocos de alga nori tostada, pimenta, limão verde e coentro. Inclua pedacinhos de abacate e os legumes crus típicos (tomate, cebola, bem picadinhos…). O resultado pode te surpreender!


Você pode acompanhar as saladas com o mesmo vinho branco da recepção ou um rosé no estilo de Provence, mais claro e seco.

 

♦ MOLHOS E TEMPEROS DE FINAL DE ANO - Molhos agridoces, com noz-moscada e gengibre são em grande parte os sabores e aromas que remetem ao Natal e estão ligados aos temperos. Por isso, não é tão difícil ter sabores natalinos vegetarianos ou veganos. A principal dica para os molhos é descobrir quais são os condimentos tradicionalmente usados nos preparos da sua família e investir nestas combinações. Ervas secas, como salsinha, cebolinha, sálvia, alecrim, tomilho e manjerona, além de temperos adocicados, como cravo-da-índia e canela podem ser boas escolhas.


Outros ingredientes para apostar são as uvas-passas ao rum, nozes, amêndoas, castanhas de caju, cerejas e frutas no geral como ameixas, pêssegos ou damascos. Tudo o que ajudar a dar um toque agridoce é bem-vindo.

 

♦ PRATOS QUENTES PARA UM NATAL OU ANO NOVO VEGETARIANO – que tal preparar um cuscuz no estilo marroquino com vegetais e legumes na receita, ou purê de couve-flor, que é um prato saboroso e fácil de fazer. Outra opção podem ser cogumelos salteados numa frigideira servidos com tofu, tomatinhos, cebola bem picadinha e um toque de shoyu. Ou que tal um Spaghetti de Pupunha com Shimeji salteados? Fácil de fazer, basta aquecer a frigideira, adicione o azeite e o alho e refogue. Quando estiver dourado, adicione a cebola e os demais ingredientes. Por último a pupunha. Tempere com sal e pimenta. Finalize com castanha e acrescente o cogumelo que foi salteado e temperado com um fio de shoyu. Anote o segredo: não cozinhe demais os ingredientes. O ideal é deixar o spaghetti e legumes “al dente”, para que eles mantenham o líquido e o sabor!


Para veganos a opção pode ser batata-doce assada com uma pitada de canela e pimenta em flocos. Além de vegetariana, não tem glúten. O Risoto de Cogumelos é uma opção vegetariana saborosa para os amantes de risoto. Feito com arroz arbóreo, caldo de vegetais, cogumelos frescos, cebola, alho e vinho branco, este prato vegano oferece uma experiência rica em sabores. Este prato oferece benefícios nutricionais, incluindo proteínas dos cogumelos, fibras do arroz arbóreo e uma variedade de vitaminas e minerais.

Mais uma opção vegetariana pode ser um arroz selvagem, com toques de alho-poró refogado e cogumelos salteados.


Por último e super fácil de ser feito, sugerimos um ratatouille, preparado na frigideira, que é um ótimo acompanhamento para os pratos desta noite, e tem um gostoso jeito de confort food. Originário do século XVIII na região provençal de Nice, é conhecido como um guisado criado por camponeses e agricultores pobres que precisavam usar a colheita dos vegetais amadurecidos frescos de verão. Um prato típico da região que seu nome significa como “ragoût de legumes” ou “prato de berinjelas”.


Para os pratos quentes que citamos aqui, você pode servir um Chardonnay com passagem em barrica de carvalho, ou um Pinot Noir refrescado para ser servido. Outro vinho tinto que casa muito bem com receitas vegetarianos são os feitos com as uvas Pinotage e os feitos com a Carménère.

 

♦ SOBREMESAS PARA UM JANTAR SER COMPLETO – não há quem não se sinta feliz saboreando uma torta de chocolate no estilo Floresta Negra, mas há opções com profiteroles, ou com brigadeiros. Claro que a dieta, nesta hora já foi embora. E neste caso, sirva um Porto Tawny refrescado


Outra opção pode ser o Sorbet de Frutas que é uma sobremesa refrescante que combina frutas frescas, açúcar ou adoçante natural e suco de limão. Além de ser uma explosão de sabor frutado, esta sobremesa é rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, graças às frutas. Como não se usa laticínios, a receita é ótima para diversas dietas, incluindo veganas.


Uma Panacota com frutas vermelhas é uma sobremesa de fácil preparo, rápida de fazer, porém, pede um tempo de geladeira antes de servir. Experimente fazer no dia anterior que for servir, para que ela fique no ponto certo. O tempo mínimo para atingir a consistência perfeita é de 4 horas. A panacota — ou panna cotta — é uma receita com origem na culinária da Itália, feita originalmente com nata de leite cozida. É uma das receitas tradicionais na região de Piemonte, que fica no norte italiano, na fronteira com França e Suíça. Há várias receitas na internet e você pode aromatizar com baunilha ou outras especiarias, como a canela. Para acompanhar esta panacota, tenha por perto uma taça de Vin Santo!


Por último, você servir uma torta de frutas como damascos, pêssegos ou maçã assada e neste caso, opte por servir um vinho de sobremesa de Colheita Tardia.


Com tantas opções, creio que a noite será repleta de sorrisos satisfeitos com um menu que fugiu ao tradicional.


· SERVIÇO: Você encontrará as Saladas de Grãos e as bruchettas prontas na Segredos Caseiros! Bastará esquentar as bruschettas no forno e servir ... e certamente será um sucesso. Para a Salada de Tâmara, o contato é com a Paula da Deli Food pelo celular: (31)99978-8799.


Com este artigo fechamos as dicas sobre como planejar os vinhos para o seu Natal e Ano Novo, com a esperança de que tenham uma Noite Feliz!!! Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação as pesquisas).

Comments


bottom of page