Tendo participado da 25ª Edição do VAM (Vamos à Montanha), em que um grupo de apaixonados por vinhos se reuniu em Teresópolis, num evento muito bem-organizado por Ana Maria Gazolla e equipe, o tema que chamou a atenção de todos foi a rápida evolução da vitivinicultura fluminense.
Nesta semana escrevo sobre os vinhos provados em Master Classes, Almoços e Jantares.
♦ Durante os Almoços e Jantares tivemos oportunidade de provar Vinhos das Seguintes Vinícolas:
● 05/09/2024 - Almoço no Restaurante Viva Itália em Teresópolis foi harmonizado com vinhos da VINÍCOLA TERRAS FRIAS, instalada em Friburgo em 2019. O idealizador do projeto é o mestre queijeiro André Guedes – que a partir dos queijos passou a se interessar pelo mundo do vinho e é professor da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) no Rio de Janeiro há mais de 20 anos.
Toda a família está envolvida no projeto Terras Frias. As uvas são produzidas a 1100 metros de altitude, em uma área que começou a ser preparada ainda em 2017. Dois anos depois, foi cultivada a primeira casta, a Cabernet Franc. Atualmente são três variedades no vinhedo: Cabernet Franc, Pinot Noir e Chardonnay, e a área está em expansão para o plantio de novas castas. A vinícola faz uso da técnica da dupla poda, com objetivo de inverter o ciclo natural das videiras – com a colheita de inverno.
A visitação Terras Frias começou em fevereiro de 2022, sempre com horários agendados e vagas limitadas, as datas estão disponíveis no Instagram da vinícola. Além do tour guiado no vinhedo e nas instalações da Terras Frias, o visitante também participa da harmonização com os quatro rótulos da safra 2022, acompanhados de quatro tipos de queijos, guiada pelo mestre queijeiro e idealizador, André Guedes. Endereço: Conquista – RJ 130 km 20. Instagram: @vinicolaterrasfrias. Tel.: agendamento pelo (22) 98106-9793.
● 06/09/2024 - Almoço no Locanda Bela Vista em Itaipava foi harmonizado com vinhos da VINÍCOLA TASSINARI, instalada em São José do Vale do Rio Preto. A Tassinari, dos irmãos Jorge, Paulo e Laura Tassinari, começou produzindo café, e separou alguns hectares para as vinhas. Como são de origem italiana, ter o próprio vinho é um hábito que vem de berço. Em 2019 plantaram as primeiras mudas. Segundo comentou, na apresentação que fez de seus vinhos, a atividade da família virou uma paixão. A primeira safra foi em 2021, quando colheram Syrah, Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon. “Está acontecendo uma verdadeira revolução no interior e estou muito feliz em participar desse movimento do vinho brasileiro”, comentou Laura.
Neste almoço provamos quatro rótulos da vinícola começando por um fresco e límpido Sauvignon Blanc, com muita acidez e perfil gastronômico; seguido por um ótimo Rosé de Syrah. Na evolução dos pratos do almoço foi servido o Syrah de colheita de inverno, deliciosamente frutado, e por último um Marselan que me encantou. O Syrah de cor rubi intenso, mostra no olfato notas de frutas como cassis e cereja, toque de café, chocolate e especiaria de pimenta rosa. A boca repete o perfil aromático, com toque frutado e de especiarias (pimenta), revelando boa persistência. Endereço: Rua São Francisco 1153, Estrada Silveira da Mota, 17200 - Jaguará, São José do Vale do Rio Preto - RJ, 25780-000. Tel.: (24) 99231-3872
● 07/09/2024 – Jantar no Restaurante Dona Irene em Teresópolis. Provamos vários vinhos entre os que foram servidos nas Master Classes, ou nas degustações que foram servidos durante todo o VAM Fluminense. Neste evento de encerramento do encontro, aproveitamos para definir o local do próximo VAM, que será realizado em Petrópolis.
● 05/09/2024 - Palestra 1 – “VINHOS FLUMINENSES: HISTÓRICO, ATUALIDADE E PERSPECTIVAS”, por Rogério Dardeau, com degustação de 5 vinhos de vinícolas da Serra Fluminense. Pesquisador, advogado, jornalista, escritor e professor, Dardeau é considerado um especialista em vinho brasileiro, autor do livro “Gente, Lugares e Vinhos do Brasil – Volume II”, publicado pela Mauad Editora, uma grande enciclopédia do vinho brasileiro, com mais de 750 vinícolas citadas.
Os vinhos provados foram:
♦ CANIATO SAUVIGNON BLANC 2023 – um vinho com toques herbáceos e de frutas brancas e cítricas bem equilibrado, persistente e com bom volume de boca, que foi muito bem avaliado pelos presentes na Master Class, com perfil muito diferente dos vinhos de Sauvignon Blancs da Serra Catarinense.
♦ TERRAS FRIAS PINOT NOIR 2022 – A vinícola Terras Frias fica no Campo do Coelho, distrito de Nova Friburgo, onde as mudas de uvas adaptaram-se muito bem. Seu proprietário e produtor é André Guedes, que também é um mestre queijeiro de mão cheia. Produzido com 100% de uva Pinot Noir, com utilização de chips de carvalho francês durante o processo de vinificação, com uvas vindas de Garibaldi. Um vinho com taninos finos, com bom frescor e boa persistência. Corpo médio típico da casta, com aromas de frutas vermelhas (cereja e morango), um toque de ervas finas e levemente defumado.
♦ INCONFIDÊNCIA RUBRO 2021 - A primeira vinícola da Serra Fluminense, foi fundada em 2010, a Vinícola Inconfidência, situada às margens da Estrada Real, em Paraíba do Sul. O vinho tem tons violáceos de intensidade média com brilho e limpidez. Seus aromas remetem a amoras e jabuticaba, páprica doce, orégano, uma nota herbácea de manjericão, pimenta do reino e flores brancas. No paladar tem acidez média, com o álcool bem integrado, taninos finos e delicados, dando persistência a um vinho de corpo médio.
♦ FAMÍLIA ELOY SYRAH – A vinícola da família Eloy é agregada a um empreendimento imobiliário, o futuro proprietário de um lote dentro do condomínio poderá participar e aderir a ela, se quiser, através de um “clube do vinho”. Fazendo parte do clube, o condômino poderá participar da vindima, dos jantares harmonizados, fazer compras do shopping da vila temática, além de participar de todos os eventos que serão criados, voltados para o universo que envolve a venerada bebida. Quando totalmente implantada, a iniciativa vai gerar cerca de 80 empregos diretos, contribuindo para incrementar a renda da mão de obra local.
O vinho Família Eloy Syrah 2023, ganhou a medalha de ouro no Brazil Wine Challenge 2024! Este foi o 12º Brazil Wine Challenge, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em Bento Gonçalves, sendo o maior evento da história, reunindo 1.037 amostras de 14 países e avaliadas por 85 especialistas internacionais. Tem cor profunda e aromas de frutas escuras como a ameixa e cereja. Taninos ainda presentes, que não incomodam, num vinho de boa persistência.
♦ TASSINARI GRAND RESERVA SYRAH 2021 - Um vinho tinto feito na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, em São José do Vale do Rio Preto. A família é uma produtora tradicional de café na região serrana. O vinho tem coloração rubi intensa, profunda. No olfato, as notas aromáticas mostram frutas frescas como ameixa, cassis e cereja, com toques de café, chocolate, pimenta rosa. Na boca, o toque frutado e especiarias (pimenta) é dominante, num vinho com boa persistência e retrogosto agradável.
● 06/09/2024 - Palestra 2 – “VINHOS DO CERRADO BRASILEIRO”, por Ivan Ribeiro, com degustação de vinhos do cerrado mineiro, cerrado baiano, cerrado goiano e planalto central.
Os vinhos provados foram da vinícola RECONVEXO
Tom de Marselan 2022 da Chapada Diamantina na Bahia,
Terroir Girassol Syrah 2021 do Cerrado Goiano,
Cauré 2021 Syrah, da Vinícola São Patrício do Cerrado Goiano,
Due Terre Marselan/Syrah de Brasília
Paiva Aguiar Syrah 2021 do Planalto de Araxá – Cerrado Mineiro.
Durante a realização da prova de vinhos desta Master Class, o vinho Cauré foi aclamado como o que os participantes do evento mais gostaram (16 votos em 31 participantes).
● 07/09/2024 - Master Class: “OS 7 LENDÁRIOS DA MIOLO” – Os vinhos da coleção “os 7 Lendários da Vinícola Miolo” são produzidos apenas em safras excepcionais, onde cada detalhe da maturação das uvas alcançou a perfeição. Estes vinhos são o resultado do equilíbrio preciso entre açúcares, acidez, polifenóis, taninos e cor. Desde o lançamento do icônico Lote 43 em 1999, os lendários têm sido a expressão máxima da expertise da Vinícola Miolo, representando o que há de melhor.
Os vinhos foram provados na seguinte sequência:
♦ MERLOT TERROIR 2022 – ainda muito jovem e potente, com taninos perceptíveis. De cor rubi com reflexos violáceos, aromas de cereja, carvalho, caramelo, cacau, café e baunilha e, paladar estruturado.
♦ QUINTA DO SEIVAL 2022 – um vinho onde a Touriga Nacional e a Sangiovese têm a característica de melhorar o perfil do vinho. Um tinto muito gostoso com taninos macios, com cor rubi, aromas de compota, ameixa, figo e amadeirado e paladar estruturado, volumoso.
♦ TANNAT VINHAS VELHAS 2022 - As uvas que dão origem ao Vinhas Velhas Tannat são cultivadas na Região da Campanha Central, no vinhedo mais antigo do país conduzido em espaldeira, no município de Santana do Livramento, RS. De cor vermelho rubi com reflexos violáceos, aromas de frutas vermelhas, paladar intenso e persistente, com taninos maduros.
♦ LOTE 43 2022 – Este vinho representa a história da Família Miolo. Seus vinhedos seguem até hoje na área demarcada LOTE 43, o pedaço de terra adquirido por Giuseppe Miolo, patriarca da família, ao chegar no Brasil em 1897. Um corte bordalês clássico, traz as duas variedades tintas mais representativas do Vale dos Vinhedos. Um vinho delicioso com uma nota de fruta escura compotada, feito com 60% de Merlot e 40% de Cabernet Sauvignon.
♦ TESTARDI 2022 – O nome Testardi, significa ‘Teimoso’, em italiano e representa a persistência e a obstinação da MIOLO em obter um vinho tinto de guarda no terroir do Vale do São Francisco. A tecnologia e manejo do vinhedo e a adaptação da Syrah, fizeram com que este terroir, tão representativo para espumantes e moscatéis, revelasse sua vocação também para castas tintas.
O vinho mostra um perfil com muita fruta escura compotada, ameixa, notas de chocolate, especiarias e baunilha. Estruturado, equilibrado e persistente, de corpo médio.
♦ SEBRUMO 2022 – outro representante dos vinhedos da Campanha Gaúcha, este corte de Cabernet Franc (60%) e Cabernet Sauvignon (40%) maturado em barricas de carvalho americano e francês.
♦ SESMARIA 2022 - Este vinho foge a todos os conceitos de vinificação tradicional ou controlada, sendo uma verdadeira obra de arte. Feito com seis castas definidas, com variações conforme cada safra, com uvas que provêm da seleção de plantas especiais nos vinhedos de cada variedade. A cada nova safra, o Sesmarias revela uma nova face, é elaborado com as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional. Este é o primeiro vinho tinto brasileiro elaborado através da fermentação integral em barricas de carvalho francês novas. Um grande vinho, com tudo muito bem integrado e mostrando um potencial de guarda de 20 anos.
Terminado o VAM 2024, já estamos na expectativa do que poderemos viver no encontro do próximo ano. Então, que tal provar um vinho fluminense e ir acompanhando a evolução destas vinícolas no futuro?
Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação ao tema).
Comentários