O amadurecimento das uvas é provavelmente o momento mais importante dentro do ciclo de vida anual de uma videira. É nesse amadurecimento que as uvas se tornam douradas (quando falamos de castas brancas) e vermelhas a azuladas ou negras (quando falamos de castas tintas) e começam a acumular açúcar, os franceses denominam este evento como VERAISON.
A VERAISON TÊM INÍCIO NO FINAL DE JULHO NO HEMISFÉRIO NORTE E NO FINAL DE JANEIRO NO HEMISFÉRIO SUL.
A Veraison pode ser tratada como o momento no ciclo anual da videira onde ela altera o foco da criação de energia para o consumo, assim concentra sua energia na produção de uvas doces. A mudança de cor atua como proteção ao sol, ao vento e a outras tensões. É interessante notar que antes desse processo as uvas para vinho são pequenas, duras, muito ácidas e de cor verde e após a Veraison as uvas aumentam de tamanho drasticamente, por conta do acumulo de açucares e começam a desenvolver compostos aromáticos, além de ter elevadas quedas nos seus níveis de acidez. Essas mudanças ocorrem até que as uvas atinjam seu perfeito equilíbrio e maturidade, e fiquem prontas para ser colhidas. Esse processo de amadurecimento leva de 30 a 70 dias para as uvas ficarem prontas para fazer vinho!
Algumas variedades de uva apresentam cachos que amadurecem de forma desigual, alguns terão bagas maduras e prontas no mesmo grupo de bagas ainda verdes. Esse desequilíbrio extremo é chamado de "millerandage" e pode produzir vinhos com aroma doce, porém de sabores desequilibrados, imaturos ou "verdes". Algumas cepas onde este amadurecimento irregular ocorre são: Pinot Noir, Sangiovese, Malbec, Gewürztraminer e Zinfandel. É por isso que estas são as castas mais difíceis de trabalhar!
*esse artigo tem por fonte o artigo do blog WINE FOLLY e pode ser encontrado completo e em sua versão original no link: http://winefolly.com/review/veraison-when-grapes-turn-red/