• Vinotícias

VINHOS BRANCOS E TINTOS: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS REAIS?


As diferenças entre os vinhos tintos e brancos vão muito além da escolha das uvas e da cor. Aqui estão vários aspectos fascinantes sobre as diferenças reais entre vinhos tintos e brancos.

Vinho Tinto vs. Vinho Branco

Por ser feito com diferentes uvas

Os vinhos tintos são feitos com uvas tintas (como a Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, etc.) e os vinhos brancos são feitos com uvas brancas (Chardonnay, Pinot Grigio, etc.). O que é interessante, porém, é que quase todos os vinhos que encontramos no mercado foram feitos originalmente de uma espécie de uva chamada Vitis vinifera. Ampelógrafos (pesquisadores de uvas) acreditam que as primeiras uvas Vitis vinifera eram uvas pretas, escuras, tintas e que uma mutação natural criou as primeiras uvas brancas.

Por exemplo, Pinot Noir (uma uva tinta), Pinot Gris (uma uva rosácea) e Pinot Blanc (uma uva branca) compartilham o mesmo DNA!

Por ser feito usando diferentes partes da uva

Depois que as uvas são colhidas e levadas à adega para vinificação, diferentes processos são usados ​​para fazer vinho tinto ou fazer vinho branco. Uma das diferenças mais importantes é que os vinhos tintos são fermentados com cascas da uva e sementes e os vinhos brancos não são. Isso ocorre porque toda a cor do vinho tinto vem das cascas das uvas.

Há alguns casos especiais onde isso não é verdade e o resultado são vinhos de degustação muito diferentes. Por exemplo, há o champanhe "Blanc de Noirs" ou "branco de negros", que é feito com uvas tintas mas cria um vinho espumante branco por não ter tido contato com a casca da uva. Por outro lado, algumas poucas horas de contato, criaria um champanhe rosado.

Existe também um método especial onde as uvas brancas são fermentadas com as suas cascas e sementes. Os vinhos feitos com esta técnica são conhecidos como vinhos de laranja, e eles são semelhantes aos vinhos tintos, mostrando tanino no paladar apesar de sua linda cor dourada. Esta técnica ancestral de se fazer vinho, como a 6000 anos atrás ainda bastante rara nas prateleiras ocidentais, mas muito comum em países como Croácia, Eslovênia, Ustria e o nordeste da Itália. São vinhos diferentes de qualquer outro!

Por ser feito com diferentes métodos de produção de vinhos

Os vinhos tintos são apreciados por seus sabores macios, ricos e aveludados, enquanto os vinhos brancos são amados por sua acidez, aromas florais e notas de frutas puras. Para alcançar esses resultados, os enólogos costumam usar dois métodos muito diferentes de vinificação. A maior diferença entre a vinificação para tintos e a vinificação para brancos é a oxidação que faz com que os vinhos percam suas notas florais e frutas em troca de sabores ricos em frutas secas como nozes e ganhando mais suavidade para o paladar. Para aumentar o oxigênio, os vinicultores usam barricas de carvalho que permitem o contato do vinho com o oxigênio. Para reduzir a exposição ao oxigênio, os vinicultores usam tanques de aço inoxidável, que asseguram que os vinhos retenham os seus aromas e sabores frutados e florais.

Qual tipo de vinho é melhor para você?

Bem, uma vez que todos os benefícios para a saúde associados ao vinho são encontrados nas cascas e sementes da uva de vinho, os vinhos tintos são o estilo de vinho que comumente é considerado "melhor" para você. Dito isto, nem todos os vinhos tintos são iguais! Mas isto é assunto para uma outra conversa !

#brancosvstintos

22 visualizações

Receba o Vinoticias toda semana!

por MÁRCIO OLIVEIRA

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais