• Márcio Oliveira

CASTILHA-LA MANCHA


O Roteiro Espanha já começou porém antes de começarmos a relatar essa emocionante viagem, acredito ser de grande importância apresentá-los a região a ser visitada e o que esperamos encontrar.

Aproveito para agradecer a ZÊNITHE TRAVELCLUB, Operadora e Consultoria em Turismo, focada em proporcionar experiências memoráveis, viabilizando e personalizando sonhos e expectativas, sem limite... Confira mais roteiros no site: zenithetravelclub.blogspot.com.br/

Vamos a CASTILHA-LA MANCHA!

Bem ao centro da Espanha, país com a maior área de vinhas plantadas em todo o mundo e o terceiro maior mercado produtor de vinhos, está localizada a região vitivinícola de Castilla La Mancha. Um território com grande extensão de terra quase que completamente plana, sem grandes elevações. É nessa macrorregião que se origina quase 50% do total de litros de vinho produzidos anualmente na Espanha.

O nome “La Mancha” tem origem na expressão “Mantxa” que em árabe significa “terra seca”, o que de fato caracteriza a região. La Mancha é a maior área vitivinícola contínua do mundo, abrangendo 182 municípios.

Mapa Vitvinícola de Castilla-La Mancha.

A Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha é uma das 17 maiores de Espanha, distribuída em 5 Províncias, na qual, das 68 DO´s existentes no pais, 8 estão nesta comunidade, uma das que mais tem na Espanha, sendo uma delas, a DO Jumilla (Albacete), multicomunitária ao pegar parte da Comunidade Autônoma vizinha de Múrcia. E das 17 DO Vinos de Pago na Espanha, 8 se encontram nesta comunidade, a que mais tem do pais. Além das inúmeras vinícolas dentro da VT (Vinos de la Tierra).

Particularidade do Clima de Castilla-La Mancha: Inverno e inferno

Um provérbio local descreve o clima da DO como "nove meses de inverno e três meses de inferno". Neste território, o clima continental ao extremo provoca grandes diferenças de temperaturas entre verão, com dias quentes onde os termômetros podem alcançar os 45°C, e o inverno rigoroso de frio intenso cujas temperaturas negativas podem chegar a até -15°C. A irrigação torna-se muitas vezes essencial. Além do baixo índice pluviométrico, em torno de 300 e 400 cm³/ano, devido ao caráter continental e mediterrâneo do clima, o local se torna ainda mais seco graças ao seu microclima, que impede a entrada de correntes marítimas úmidas. Por outro lado, a ocorrência de sol por ano é de aproximadamente 3.000 hs. A composição do solo é calcário-argilosa.

DO Vinos de Pago

Foi nesta região onde a onda deste status de alta qualidade surgiu, semelhante ao conceito de de “Cru” na França, levando a legislação a criar no topo da sua pirâmide de qualidade a DO Pago de.... Das 17 que tem Espanha, quase a metade, 8 estão em Castilla-La Mancha, a Comunidade Autônoma que mais as tem, conforme estão indicadas no mapa anterior.

Vinos de la Tierra de Castilla

Um Vino de Mesa mas com IGP (Indicação Geográfica Protegida) sendo a sua delimitação geográfica a Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha por inteiro. Portanto com atuação nas suas 5 Províncias. Muitos dos produtores e vinhos nesta IGP sem estar acolhidos a nenhuma das suas DO´s são vinhos de alta qualidade e reconhecimento universal, dispondo de muitas variedades tanto autóctones como também alienígenas:

Brancas: Airén, Albillo Real, Chardonnay, Gewürztraminer, Macabeo (ou Viura), Malvar, Malvasía Aromática, Marisancho (ou Pardillo), Merseguera, Moscatel de grano menudo, Moscatel de Alejandría, Parellada, Pedro Ximénez, Riesling, Sauvignon blanc, Torrontés, Verdejo, Verdoncho e Viognier.

Tintas: Bobal, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Coloraillo, Forcallat tinta, Garnacha tinta, Garnacha tintorera, Graciano, Malbec, Mazuela, Mencia, Merlot, Monastrell, Moravia agria, Moravia dulce (ou Crujidera), Petit Verdot, Pinot Noir, Prieto Picudo, Rojal tinta, Syrah, Tempranillo (ou Cencibel), Tinto de la pámpana blanca e Tinto Velasco o Frasco.

Principais produtores: Finca Casa Alarcón, Castiblanque, Finca Loranque, Bodega de las Estrellas, Los Aljibes, Pago del Vicario, Pinuaga, Finca La Estacada, Volver. Mont-Reaga, Real, Coronado, Vitis Natura, Magnolia Wines, Rio Negro, Família Conesa, Olcaviana, Viñedos Cigarral de Santa María.

#castilhalamancha #espanha #diárioespanha #zenithe

53 visualizações
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais