top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

A ESPANHA QUE VI, COMI E BEBI – PARTE 2


bodega pago de la jaraba

Aproveitando o Roteiro pelos passos de Dom Quixote, sob o sol inclemente que mantem La Mancha há 5 anos sem uma única gota de chuva, tivemos uma verdadeira aula de arte e cultura espalhola, com visita a importantes museus, catedrais, monumentos e sítios. E claro que não faltaram Bodegas.

BODEGA CAMPO DE LA GUARDIA – A bodega Martúe Pago Campo de La Guardia, está situada em La Guardia (Toledo) a pequena distância de 60 Km da cidade e 80 Km de Madri. Pode-se visitar as instalações, degustar os vinhos das três bodegas do grupo Martué, cada um com sua própria personalidade muito bem definida, mas todos com o mesmo espírito.


VINHEDOS MARTUÉ - Os vinhedos Martúe estão localizados em La Guardia, Toledo, zona com condições ambientais excelentes para a elaboração de vinhos de qualidade. Finca Campo Martuela: com área de 30 hectares, foi o primeiro vinhedo plantado em 1990, com as variedades: Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Merlot, Syrah. Finca El Casar: com área de 51 hectares, e vinhedos plantados em 2000 com as mesmas variedades tintas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Tempranillo e Petit Verdot, além de Malbec e a uva branca Chardonnay.

A bodega está equipada com a mais moderna tecnologia para elaboração de vinhos de qualidade. As vinificações se realizam em tanques de aço inox dotados de controle de temperatura de fermentação. A Martúe dispõe de uma área para a “crianza” dos vinhos, localizada 7 metros abaixo da seção de engarrafamento e estocagem dos vinhos, onde se encontram as condições ideais de umidade e temperatura durante todo ano. Para o amadurecimento em barricas de carvalho a Bodega conta com 1.000 barricas novas e semi-novas de carvalho francês e americano.

Vinhos da Degustação

- Bodega Nieva. DO Rueda.

1. Branco. Blanco Nieva. 2016. 12,5%. 100% VE. 90 pontos no Guia Peñín. Vindo da Bodega do Grupo, instalada em Rueda, este branco tem bom ataque de boca e frescor, feito a partir da casta verdejo.

2. Branco. Pie Franco. 2016. 13%. 100% VE. 93 pontos no Guia Penín. Aqui o prazer é degustar um vinho feito a partir de videiras pré-filoxera da casta verdejo. Deliciosamente fresco, com bom ataque em boca. A palavra “Pie Franco”, quer dizer que são videiras que conservam a raiz original, não tendo sido replantadas a partir de enxertia. A idade média destas vinhas ronda os 80 a 100 anos, criando um vinho único e exclusivo, e cuja produção está limitada a 30.000 garrafas por ano.

- Bodega Martúe. DO Pago Campo de la Guardia

3. Branco. Martúe Chardonnay. 2016. 13%. 100% CH.

4. Tinto. Martúe. 2013. 14,5%. 25% CS, 28% PV, 28% MT, 19% SY.

5. Tinto. Martúe Especial. 2012. 15%. 40% CS, 30% SY, 30% PV.

6. Tinto. Martue Syrah. 2012. 15%. 100% SY – considerada a uva ícone da Bodega, este vinho é um Syrah que não fica nada a dever aos melhores exemplares que já bebi. Aromas de frutas escuras como a ameixa, com uma boca mostrando taninos macios, bom frescor e longa e prezerosa persistência em boca.

Observação: sem importador para o Brasil.


PAGO DE LA JARABA - No início do Séc. XXI a Bodega PAGO DE LA JARABA nasceu com o claro objetivo de criar vinhos de qualidade. O Pago de La Jaraba conta com uma superfície de vinhedos de aproximadamente 80 Has, com uma densidade de plantação de 2.750 videiras/Ha e uma produção média de 6 a 7.000 Kgs de uva/Ha, nas quais a variedade predominante é a Tempranillo, sendo o restante do vinhedo plantado com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Graciano. A altitude média do vinhedo é de 750 metros acima do nível do mar. O cultivo se realiza de forma tradicional, com as práticas usuais da zona, havendo poda em verde, raleios para melhorar aeração e insolação, sempre com o objetivo de otimizar a qualidade da uva. O aporte nutricional só é feito com esterco de ovinos criados na própria bodega, com vistas a melhorar a estrutura e textura do terreno.

Partindo da uva sobremadura e colhida a mão, se inicia o processo de elaboração do vinho cujos objetivos prioritários são um trato suave da uva coletada, para manter sua perfeita sanidade e qualidade, para que a bodega Pago de La Jaraba dispondo da mais moderna tecnologia de vinificação, fatigue o menos possível o produto e extraia o que ele tem de melhor.

O Pago de La Jaraba tem uma área de 4.000 m2 dedicada ao envelhecimento dos vinhos, localizada no subsolo, sob as diferentes naves que compõem a adega e que são distribuídas em um estoque de barricas com uma capacidade para maturar os vinhos de 3 colheitas ao mesmo tempo, com barris de carvalho americano e francês, ao lado de armazéns de três quartos para garrafas onde mantem-se a “criação” de 5 colheitas simultaneamente.

O Pago de La Jaraba atua no mercado sob três gamas de produtos diferentes, sob as marcas AZAGADOR, VIÑA JARABA e PAGO DE LA JARABA, que permitem a comercialização de seus vinhos tintos obtidos a partir de cortes das variedades da propriedade (Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Graciano) e um único vinho Monovarietal Merlot de excepcional singularidade.

- AZAGADOR - A gama com mais presença nos mercados internacionais. Corte feito a partir das variedades de uvas Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Merlot, com colheita tardia de vinhas localizadas na área “LA JARABA”. Vinificação por parcelas e variedades colhidas separadamente, com posterior seleção e envelhecimento em barricas de carvalho francês e americano de origem selecionada.

- VIÑA JARABA - A gama mais amável e versátil, com caráter próprio, intenso e generoso com um belo equilíbrio, e amplo na boca. Elaborado com as uvas das variedades Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Merlot da finca ” LA JARABA”, colhidas e selecionadas a mão, com maceração prolongada para obter um corte que combina a amplitude e complexidade de aromas, com a estrutura e o bouquet que mostra o seu afinamento em barricas de carvalho francês e americano.

- PAGO DE LA JARABA - Os vinho Pago de La Jaraba são criados a partir de uma viticultura mais racional e exigente, com uma baixa de rendimento no vinhedos, e uma vinificação cuidadosa, reunindo todas as virtudes dos grandes vinhos. A seleção dos melhores carvalhos junto com um cuidadoso período de afinamento, levado a acabo com paciência, resultam em um tinto complexo, concentrado, opulento, estruturado e com vários matizes. Durante o processo de elaboração se respeita todo o potencial da vinha, sendo vinificado por parcelas que imprimem nos vinhos ‘Pago de La Jaraba’ uma personalidade, estilo e identidade inconfundíveis. Corte tinto das variedades Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Graciano. Elaborado a partir da seleção das melhores uvas da finca ”LA JARABA”, colhidas e selecionadas a mão, com maceração prolongada, fermentação maloláctica em barrica nova e posterior envelhecimento e afinamento em carvalho francês e americano. Um vinho de produção muito limitada, em que todo o processo de elaboração artesanal visa potencializar todas as suas características originais.

Vinhos da Degustação

1.Branco. Pago de La Jaraba Chardonnay. 2016. 12%. 100% CH – Um branco bastante frutado, com boa complexidade, fresco e fácil de beber.

2.Tinto. Azagador Reserva. 2011. 13,5%. 70% TE, 20% CS, 10% MT.

3.Tinto. Viña La Jaraba Selección Especial. 2014. 70% TE, 20% CS, 10% MT. Mostrou boa complexidade de aromas de frutas vermelhas e escuras. Na boca mostra taninos macios, bom frescor, amplitude e boa estrutura, num vinho com afinamento em barricas de carvalho francês e americano.

4.Tinto. Pago de La Jaraba. 2014. 13,5%. 70% TE, 20% CS, 10% MT.

Observação: sem importador para o Brasil.

60 visualizações
bottom of page