top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

PANORAMA VITIVINÍCOLA DA ESPANHA


Muitos críticos reconhecidos têm o costume de comparar a produção de vinho espanhol com um dragão adormecido, prestes a acordar a qualquer momento. Esta é realmente a atual conjuntura do vinho espanhol, um produto que cada vez mais agrada e se adapta ao consumo internacional, mostrando uma grande qualidade e uma grande diversidade. Tudo isto graças ao seu terroir diversificado e único, aliado a grandes investimentos de produtores de ponta.

Hoje, a Espanha conta com 1.150.000 ha. de vinhedos, sendo o país com maior superfície vitivinícola do mundo e que apresenta uma das maiores diversidades de produtos. Tudo isto devido à presença de distintas zonas por conta das diferentes características de clima, solo, variedade de videiras e técnicas de cultivo utilizado.

Nos últimos anos do século XX (principalmente depois de 1996), os vinhos espanhóis conseguiram melhorar consideravelmente sua qualidade de forma generalizada, tudo isto devido ao grande desenvolvimento tecnológico na produção de vinhos do país, que com certeza, atualmente, exporta conhecimento para todo o mundo. Junto com a tecnologia mudou-se também a mentalidade dos produtores, que se adaptaram às novas tendências do mercado.

Diminuindo a quantidade de vinho produzido, cuidando mais da higiene e sanidade das bodegas, alterando e controlando as temperaturas de fermentação e principalmente, se adaptando a novos tipos de carvalho para amadurecimento de seus vinhos e tempo de estágio nas barricas.

Os vinhos deste país que até então eram considerados por muitos como pesados e com pouca fruta começaram a mostrar traços mais modernos, mais elegantes e agradáveis para a grande maioria dos apreciadores.

14 visualizações
bottom of page