top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

TAPEAR NA ESPANHA


Traduzir palavras do espanhol para o português nem sempre nos leva a situações verdadeiras. Tapear na Espanha é uma cultura levada muito a sério e ganhar um tapa pode valer a pena !

Mas afinal, o que é "uma tapa"?


De maneira geral uma tapa é uma pequena porção de algum alimento que serve como acompanhamento de uma bebida. Há uma diversidade imensa de tapas, que podem ser azeitonas, batatas fritas, uma fatia de presunto, ou até mesmo uma parte de tortilha de batata, ou ainda tapas quentes como arroz com mariscos, que lembra muito uma paelha.

Em resumo, há tapas de vários estilos, tamanhos e gostos! Podem acompanhar uma cerveja, uma taça de vinho ou uma bebida qualquer! A tradição é antiga (Cervantes chamava-lhes “llamativos”) e sua verdadeira origem se perde ao longo da história, muitas vezes relacionada com a realeza:


Para muitos a origem se dá no século XIII, quando o rei Alfonso X, conhecido como ‘El Sabio‘, recebeu o conselho médico e beber vinho a cada hora. O rei seguiu o conselho, mas para minorar os efeitos alcoólicos bebia o vinho com pequenas porções de comida. Tendo se curado, criou uma lei determinando que as tabernas de Castela deveriam servir pequenas rações de comida ao servir o vinho, para que estas “tapassem” os efeitos menos desejados do álcool.

Para outros, durante o reinado dos Reis Católicos, quando ia a caminho da Andaluzia, o rei Fernando II de Aragão e toda a sua comitiva pararam para descansar e comer numa taberna cheia de moscas. Com vergonha da situação, o taberneiro, colocou uma “tapa”- uma fatia de chouriço- sobre a taça de vinho real, para evitar que alguma mosca caísse na bebida.


Há outras versões, como a história que o rei Alfonso XIII numa visita a Cádis, parou numa taberna e pediu um copo de Jerez. Na mesma hora uma enorme nuvem de poeira entrou no ambiente e colocaram uma fatia de lombo de porco para tapar o copo real. O rei gostou tanto da ideia, que pediu uma segunda dose, servida da mesma maneira. E claro, que todos os demais membros da comitiva repetiram o ato, criando o costume!

Por outro lado, há outra hipótese muito mais simples e deixando a realeza de lado. Há quem diga que as tapas se baseiam nas comidas que os lavradores do século XIX levavam para o campo, para acompanhar o vinho que bebiam durante o seu trabalho.

Seja de que forma for, o costume se cristalizou na cultura espanhola. Ainda bem !!!

69 visualizações
bottom of page