top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

HARMONIZAR VINHOS E COMIDAS É UMA ARTE


Durante anos algumas regras de harmonizações como vinho branco deve ser bebido com carne branca e vinho tinto com carne vermelha foram consideradas verdades absolutas e isso continua válido para a maioria dos casos. Porém a evolução da gastronomia e da vinificação nos apresenta uma gama cada vez mais complexa de sabores e aromas que não mais se encaixam nas “regras básicas de harmonização”.

A constante busca pelo casamento perfeito entre vinho e gastronomia é prazerosa e desafiadora. E muito mais do que simplesmente harmonizar o alimento com a bebida, a harmonização deve levar em consideração a ocasião, o local, as pessoas, o clima e as emoções almejadas.

Existem dicas, “não regras”, que auxiliam neste desafio e diminuem as possibilidades de erro; e claro que erros podem e irão acontecer. Afinal a arte de harmonizar é um aprendizado e o erro pode levar a uma nova e surpreendente descoberta!

O VINOTÍCIAS preparou algumas dicas para ajudar nessa incrível jornada e tornar essa “experimentação” em algo inesquecível e instigante!

- Comida e Bebida da mesma região

Se for preparar um churrasco a moda brasileira, sirva um tinto brasileiro. Se for preparar um Magret de pato, ofereça um vinho francês.

Vinhos e comidas da mesma região combinam muito bem, por apresentar sabores e aromas em comum. Tendem sempre a se complementar e nunca a se sobrepor um ao outro.

- Alimentos Gordurosos

Alimentos gordurosos têm o poder de dominar uma harmonização, podendo transformar um vinho leve em água na boca. Dessa forma prefira vinhos tintos encorpados, um bom vinho seco. Um espumante também é uma boa opção!

- Alimentos apimentados

Pratos apimentados foram durante muito tempo considerados obstáculos a uma boa harmonização, pois tendem a roubar a cena. Porém podemos dizer que vinhos brancos refrescantes e suaves como Riesling, Gewürztramminer ou um Sauvignon Blanc podem ajudar a domar o calor da comida e apresentar um ótimo equilíbrio na boca. Agora se você é um amante de vinhos tintos tente um Syrah!

Uma boa dica geral frente aos alimentos picantes é de sempre optar por um vinho com um menor teor alcoólico.

- Sobremesas

O pensamento no momento de escolher um vinho para acompanhar a sobremesa sempre pende para os espumantes. Porém o espumante apesar de excelente para celebrações é um vinho que irá lutar com a sobremesa, principalmente se está for muito doce.

O chocolate pode combinar com um vinho doce como o Porto ou Madeira. Entretanto, experimente com um tinto Cabernet ou Tannat. Se a sobremesa não leva chocolate, um branco suave como Moscato, Pinot Grigio ou Riesling podem ser ótimas apostas!

136 visualizações
bottom of page