• Márcio Oliveira

A IMPORTÂNCIA DA TAÇA CORRETA PARA SEU VINHO


Como escolher os copos de vinho certos para você ter o melhor do vinho na sua taça?

Na realidade, você pode beber vinho de qualquer recipiente que quiser, seja um copo de vinho, uma caneca de café, um copo “Lagoinha”, ou até mesmo, beber direto da garrafa. Claro que se você estiver bebendo para ficar chapado, nada disto realmente importa.

Mas se o que você pretende é obter o máximo prazer ao degustar um vinho, existe uma ciência para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Em 2015, um grupo médico japonês usou uma câmera especial para gravar imagens de vapores de etanol em diferentes formatos de taças. Em seu estudo, o grupo de pesquisa mostrou como diferentes formas afetavam a densidade e a posição dos vapores nas aberturas de diferentes copos.

Por que os vapores importam? Bem, eles carregam compostos aromáticos para o seu nariz, e os compostos aromáticos são responsáveis ​​por produzir a grande maioria dos aromas e sabores do vinho.

Assim sendo, dos muitos copos de vinho diferentes disponíveis, você descobrirá que certas formas são melhores para apreciar certos tipos de vinho.

O estudo também mostra que a forma da taça para a evolução dos aromas e ainda como este copo deposita vinho em sua boca é mais importante que o material do qual é feito, mas certamente muitos puristas irão discordar.

Copos em que você serve vinho até o topo não permitem provar os sabores do vinho, porque você realmente precisa de espaço no bojo da taça para os aromas evoluírem pela volatilização do álcool.

Taças para Vinhos Brancos

As taças de vinho branco são melhores para manter uma temperatura fria, com bojos geralmente menores se comparados as taças de vinho tinto. Em geral, além de manter a temperatura mais baixa, estas taças preservam os aromas florais, e expresse melhor a acidez no vinho. Devido à proximidade do nariz (por serem menores), estas taças parecem expressar mais aromas (mesmo em temperaturas mais baixas).

Você perceberá que vinhos brancos encorpados, como Chardonnay, Viognier, Rioja Brancos e vinhos Laranja envelhecidos em carvalho, são melhores com uma taça maior, originalmente introduzida pela Cristaleria Riedel como o modelo “Montrachet”, que enfatiza melhor a textura cremosa por causa da boca mais larga.

Taças para Vinhos Tintos

Quanto as taças para vinhos tintos, há 3 formas principais que ajudam a moderar os taninos marcantes, fornecem mais aromas ou fazem com que os vinhos com sabor picante sejam percebidos como mais arredondados.

A escolha de um copo de vinho tinto tem muito a ver com a atenuação do amargor dos taninos ou sabores picantes para oferecer um vinho de degustação mais macia e prazerosa.

Após alguns anos de degustação de vinhos de diferentes taças, notamos que os vinhos tintos tendem a ser mais macios a partir de um copo com uma abertura mais ampla. Naturalmente, a distância até o fluido real afeta o que você sente nos aromas.

Grande copo "Bordeaux"

O formato “Bordeaux” é melhor para vinhos tintos mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon, o Cabernet Franc, o Alicante Bouschet ou os Blends no estilo Bordeaux.

Este formato proporciona mais compostos aromáticos por conta da maior intensidade do etanol ficar mais longe do nariz. Além disto, a área de superfície maior deixa o etanol evaporar e a abertura mais larga torna os vinhos mais suaves

Copo de vinho tinto "padrão"

Um excelente copo para vinhos tintos médios a encorpados com notas de especiarias e / ou álcool elevado. A especiaria é suavizada porque os sabores atingem sua língua de forma mais progressiva a partir da abertura menor. Experimente esta taça para vinhos como Malbec, Syrah (Shiraz) e Zinfandel.

Copo estilo “Bourgogne”

Esta é uma ótima opção para vinhos tintos mais leves e delicados com aromas sutis. A taça grande e redonda ajuda a expressar melhor todos os aromas. Experimente este formato de taça com vinhos das uvas Pinot Noir, Gamay, Zweigelt, St. Laurent, Schiava, Freisa. Além disto, fica muito bem para Valpolicella e até mesmo Nebbiolo!

Espumante, vinho de sobremesa e outros copos de vinhos especiais

Há algumas taças de vinho que são específicos, como o copo oficial do Vinho do Porto - pequeno e a boca estreita reduz a evaporação (já que o Porto é um vinho com alto teor alcoólico).

Por outro lado, é comum quebrar as taças de champanhe quando as lavamos. Para muitos amantes de vinhos, o “copo universal” parece ser uma solução ideal. Esta é uma ótima idéia para o entusiasta que economizará espaço e que não quer se incomodar com as diferentes formas de taças.

Portanto, se você é alguém que "só bebe tintos encorpados", pode ser melhor ter em casa, taças formato Bordeaux de tamanho grande, que parece ser a preferência para a maioria dos amantes de vinho.

#taçasdevinho #vinho

0 visualização
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais