top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

Dia do Cabernet Sauvignon


Hoje, 29 de Agosto, se comemora o Dia do Cabernet Sauvignon, a casta vinífera tinta de maior prestígio no mundo, cultivada em todas as regiões produtoras e degustada por todos os amantes de vinho.

cabernet sauvignon

Para muitos, ela é a “rainha das uvas tintas”, sendo uma casta fácil de cultivar, porque se adapta muito bem aos mais diferentes solos e climas, a exceção dos extremos (quente e frio) que não são bem vindos a nenhuma casta.

Nos seus cachos, os bagos são escuros e pequenos (preto e violeta profundo), com pele muito grossa e pouca poupa, resultando em vinhos tintos escuros e de bom corpo. Tem maturação tardia o que ajuda na concentração de aromas e é resistente à podridão causada pelo excesso de chuvas.

Seus aromas e sabores são marcantes, diretos e fáceis de reconhecer. Os aromas mais encontrados são: frutas vermelhas (cereja, cassis, amora, morango), frutas pretas (groselha preta, ameixa, mirtilo), especiarias (pimentas em pó, cravo), amadeirados resinosos (cedro, lápis e caixa de charuto), amadeirados queimados (tostado, defumado, café, torrefação), herbáceos (menta, hortelã). Dependendo do estilo, da região e da idade do vinho, ainda podemos encontrar: alcaçuz, anis e pimentão.

Sua origem é Bordeaux, na França, mas está hoje difundida por toda parte. Os vinhos produzidos em Bordeaux estão entre os melhores do mundo e podem ser muito longevos. Cada sub-região apresenta características particulares: Margaux (aparecem notas florais de violeta e rosas, em vinhos que ficam prontos mais cedo e tem caráter mais leve), St. Julien (traz os aromas de cedrinho e caixa de charutos e costumam ser muito longevos), Pauillac (terroir que produz grandes vinhos, com aromas de lápis), St. Estèphe (mais mineral e de boa longevidade), Graves e Pessac-Léognan (com toques minerais e mais duros nos sabores).

Aproveite !!! Comemore e beba um Cabernet Sauvignon hoje !!! Saúde

27 visualizações
bottom of page