• Marcio Oliveira - Vinoticias

ADEGA DE BORBA VINHO DE TALHA – ALENTEJO DOC 2017 – PORTUGAL

As talhas foram levadas pelos romanos há dois mil anos atrás para o Alentejo, onde a técnica de vinificação que as utilizava se tornou tradição. Com o tempo, essa tradição foi perdida e quase caiu em extinção. Atualmente, alguns produtores investiram na recuperação da técnica e estão vinificando em talhas, em pequena escala. É o caso da Adega de Borba, que com o seu Vinho de Talha nos permite reviver a sensação de degustar um vinho produzido com as técnicas de dois mil anos atrás. Este é um vinho diferente, vinificado 100% em talha de barro, sem estágio em madeira. Recomendo provar!!!

● Corte de uvas: Trincadeira, Castelão, Alicante Bouschet.


● Notas de Degustação: Cor rubi escuro, brilhante. Aroma de fruta escura (cereja, ameixa), bem madura, quase compota e especiarias. Paladar macio, taninos redondos, bom frescor, equilibrado e com corpo médio, onde se nota o caráter frutado, que se prolonga no final da prova.

● Estimativa de Guarda: é um vinho que já pode ser bebido, mas creio que aguenta fácil mais 3 ou 4 anos.


Notas de Harmonização: Vai bem com Pato assado, Arroz de Pato, Vitela assada, Torta de carne de caça, Rosbife à moda inglesa, Porco assado, Picanha com pouco tempero. Acompanhou muito bem um bombom de alcatra assado


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (o dia estava muito quente e aproveitei para refrescar o vinho).


Faixa de Preço – $$


Onde Comprar: ADEGA ALENTEJANA – representada em BH pelo Antonio Salles – (31) 99615-2860.