• Marcio Oliveira - Vinoticias

FLOR DE MAIO 2016 – ALENTEJO - PORTUGAL

A Magnum Carlos Lucas Vinhos produz o Flor de Maio no Alentejo, na região de Talhas, no concelho de Mora. O Alentejo é uma das grandes regiões produtoras em Portugal, com seus vinhos tintos ricos, exuberantes, de bom corpo e coloração escura, bastante aveludados e saborosos, prontos para beber desde jovens. Geralmente são vinhos com ótima concentração de fruta, fáceis de beber e gostar.

Apesar da cultura do vinho – e da vinha da região alentejana remeter a 2000 anos atrás (trazida pelos romanos) e seus vinhos serem até o século XVII os de maior fama de Portugal, nos tempos seguintes a viticultura do Alentejo viveu uma longa crise.


A região se tornou umas das mais importantes produtoras de vinho nos últimos anos e alcançou seu reconhecimento na década de 80. Isso, graças ao avanço da viticultura e dos processos de vinificação, aliados ao legado das parreiras centenárias. Ainda podemos encontrar resquícios dos processos tradicionais herdados dos romanos, como a fermentação realizada em talhas de barro.


● Corte de uvas: 40% Trincadeira + 40% Aragonez (que corresponde a Tempranillo) + 20% Syrah. Este vinho não tem passagem por madeira.


● Notas de Degustação: cor rubi escuro, brilhante. Aroma de boa intensidade de frutos vermelhos e escuros e toques florais. No paladar é um vinho fácil de beber e de gostar, com bom frescor e taninos macios. É um vinho agradável, com retrogosto frutado. Recomendo ter uma segunda garrafa por perto.


● Estimativa de Guarda: é um vinho pronto para ser bebido!


Notas de Harmonização: Vinho bem versátil, vai bem com carnes vermelhas (como iscas de filé), com cozido a moda de Portugal, aves, carne suína, pizzas, embutidos, massas leves e antipastos. Queijos leves a médio curados. Acompanhou muito bem uma batata rosti.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC.


Faixa de Preço – $$


Importado pela CASA RIO VERDE – TELEVENDAS: (31) 3116-2301. Loja Lourdes - Praça Marília de Dirceu, 104 – Tel.: (31) 3275-1237