top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

AMITIÉ OAK BARREL CHARDONNAY 2020 - BRASIL

Amitié Chardonnay Oak Barrel é uma edição limitada e elaborada com uvas da Campanha Gaúcha, que resultou em 6.500 garrafas.

AMITIÉ é uma linha exclusiva de espumantes e vinhos premium. A expertise das sócias, Andreia Gentilini Milan (sommelier) e da enóloga Juciane Casagrande Doro, resultou no projeto Vitis, onde em 2018 a inspiração deu vida a uma linha de espumantes desenhada para consumidores que buscam um produto versátil, fresco e frutado para celebrar seus momentos. Em 2020 Amitié deu um grande passo na sua trajetória e lançou sua linha de vinhos. Rótulos versáteis e modernos que expressam frescor e jovialidade.


A Amitié produz seus vinhos em parceria com vinícolas de diversas regiões brasileiras (especialmente no Sul, e ainda no Sudeste e Nordeste) buscando produtos singulares, de qualidade e a preços acessíveis.


As uvas deste chardonnay tem origem na Campanha Gaúcha, onde o clima mais seco e com grande amplitude térmica favorece a maturação para vinhos brancos e tintos. As uvas foram colhidas e selecionadas manualmente, desengace e breve maceração pelicular com prensagem direta suave. Fermentação alcoólica realizada em aço inoxidável com controle de temperatura a 14°C e adição de levedura selecionada. Logo após o fim da fermentação alcoólica, fermentação malolática e processos de clarificação e estabilização à frio. Maturação de 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso.


● Corte de uvas: 100% Chardonnay.


● Notas de Degustação: Vinho de coloração amarela, com reflexos dourados, límpido e brilhante. No nariz, os aromas de boa intensidade mostram frutas cítricas e amarelas maduras, como o abacaxi e notas de carvalho francês (fruto da passagem por barricas de carvalho francês por 12 meses) gerando boa complexidade, sem a madeira predominar sobre a fruta. No paladar é untuoso, com boa acidez, confirmando os sabores de frutas cítricas e amarelas e a baunilha doce da passagem pelo carvalho. Há uma gostosa nota amanteigada pela untuosidade deste vinho. Vale a pena manter em guarda por mais alguns anos, e certamente não é um vinho para beber na beira da piscina, porque o perfil é gastronômico.


● Estimativa de Guarda: o vinho de corpo, com boa acidez, que certamente aguentará uma guarda de 6 a 7 anos.


● Reconhecimentos: reconhecido com Medalha de Ouro no Chardonnay Du Monde 2022, realizado na França.


Notas de Harmonização: Ótima companhia para carnes brancas como suínos, frango, peixes, frutos do mar, bacalhau, além de risotos e massas com molho branco.


Serviço: servir entre 8 e 10ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


O vinho foi enviado pela vinícola para minha avaliação em prova.

bottom of page