top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

PIZZATO LEGNO CHARDONNAY 2021 – DO VALE DOS VINHEDOS – RS – BRASIL

Vinícola familiar localizada na Serra Gaúcha, a Pizzato é uma referência pela qualidade dos vinhos que produz, resultando em vinhos de destaque no mercado nacional, ou mesmo frente a outros vinhos da Chardonnay de outras origens.

Em 1999, a Família Plínio Pizzato constitui a PIZZATO Vinhas e Vinhos para agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras, ao qual se dedica desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo do Vêneto / Itália ao final dos anos 1800. Após colheita as uvas sofrem desengace, moagem e prensagem em prensa pneumática com leve maceração. Fermentação em barris de carvalho (tosta controlada) em baixas temperaturas, com adição de leveduras selecionadas. Fermentação malolática e amadurecimento, com battônage, sobre as borras finas em barris até o engarrafamento.


● Corte de uvas: 100% Chardonnay das melhores parcelas da propriedade de Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos.


● Notas de Degustação: Vinho de coloração amarelo palha para dourado, cristalino e brilhante. No nariz sobressaem as notas de maçã verde, canela e baunilha, seguida o toque de abacaxi em calda, manteiga, chocolate branco, caramelo e mel, mostrando a elegância e complexidade do vinho. No paladar o vinho confere a complexidade, belo equilíbrio, acidez viva e no ponto, mostrando toda a elegância boa persistência na boca. Madura por 10 meses em barricas de carvalho de 1º, 2º e 3º uso. Um vinhaço! 13,5% de Álcool.


● Estimativa de Guarda: o vinho tem bom corpo, bom trabalho de maturação em madeira e creio que mostra potencial de guarda para 6 a 7 anos fácil.


Reconhecimentos de Críticos e Revistas Especializadas: 93 pontos – Decanter Wine Magazine (safra 2018) | Duplo Ouro - Grande Prova de Vinhos do Brasil 2019 (safra 2018)


Notas de Harmonização: Carnes brancas, pescados, mariscos, queijos curados suaves, saladas e vegetais temperados. Acompanhou maravilhosamente uma canjiquinha com costelinha.


Serviço: servir entre 9 e 11ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


Em BH – Poderá encontrar em boas Lojas e Delikatessens.


Agradeço o carinho que a família Pizzato sempre teve comigo e ter enviado esta garrafa para provar.

bottom of page