top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

APOLLONIO SALICE SALENTINO MANI DEL SUD 2017 – PUGLIA - ITÁLIA

Conheci os vinhos desta vinícola nas “históricas” degustações sob a orientação de Armando Martini, na Casa do Vinho. As degustações eram às cegas, e estes vinhos italianos encantavam a todos. Aprendi a reconhecer estes vinhos pelo fato de me fazerem sorrir pela alegria dos seus sabores.


A história da vinícola Apollonio remonta a 1870, na sequência da unificação italiana. Na Apollonio, você encontrará a história de quatro gerações vivendo, produzindo e sonhando com o vinho. O berço desta história é a Puglia, cujo território e clima a tornam uma das melhores regiões italianas que produzem excelentes vinhos.


As uvas cultivadas em vinhas intermináveis, são cuidadosamente escolhidas e trabalhadas. A história de Apollonio é longa e intensa. É 1870 quando Noé começa a produzir e comercializar vinho. Seu filho, Marcello, moderniza a empresa durante a Belle Époque. Seu excelente tino para os negócios e a ajuda de sua família numerosa permitem que ele dê o salto qualitativo: Marcello estabelece a fábrica, planta as vinhas, colhe, faz vinho e o vende. Durante o boom econômico, a vinícola é administrada por Salvatore, que marca um ponto de virada na gestão dos negócios. Ele produziu vinhos de alta qualidade, iniciando o processo de engarrafamento em 1975, usando rótulos com a marca Apollonio. Seus filhos, Marcello e Massimiliano, herdam a vinícola e iniciam uma política de expansão ambiciosa além das fronteiras italianas.


Produzem vinhos que são conhecidos por um estilo encorpado e influenciado pelo carvalho. A Apollonio continua suas tradições de maturação de longa data, e hoje envelhece cerca de um milhão de litros por ano em carvalho (predominantemente) francês. É uma filosofia que inevitavelmente se traduz na garrafa. Enquanto a gama de entrada é mais leve, os vinhos de média e alta gama são ricos, frutados e desenhados para amplificar ao máximo a variedade.


A região de Salento é identificada por três elementos climáticos: o Sol, o arquiteto que cria graus generosos de açúcar, o Mar, responsável pela mineralidade dos vinhos e pelo Vento que torna essa área naturalmente livre de doenças e particularmente adequada para a produção de vinhos "naturais". Caracterizada por extensas áreas planas e relevos modestos, a região de Salento é geologicamente constituída por uma estrutura calcária de textura média.


● Corte de uvas: Uma mistura histórica de Salento frequentemente realizada diretamente na vinha com a alternância de oito plantas de Negroamaro e dois de Malvasia Nera. Negroamaro, provavelmente deve seu nome aos termos "níger" (latim) e "Mavros" (grego) que se referem à cor preta desta uva. Sua grande versatilidade a torna adequada para todos os tipos de vinificação. A Malvasia Nera, é uma variedade de uva com grande suavidade e aroma.


● Notas de Degustação: Vinho de cor rubi profundo. No nariz percebemos aromas intensos e elegantes de amora e ameixa. No paladar o vinho se mostra encorpado, aveludado e harmonioso com um aroma frutado persistente no final. Boa acidez e estrutura tânica macia Um vinho bem equilibrado e fácil de encantar... Recomendo ter a segunda garrafa por perto!


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, podendo envelhecer por 10 anos fácil.


● Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes vermelhas de caças, grelhadas ou guisados, ensopados de carne. Acompanha muito bem pratos com molho de tomate.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


EM BH - CASA DO VINHO - End.: Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel: (31) 3337-7177. Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891.

Comments


bottom of page