top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

PAOLOLEO PASSO DEL CARDINALE PRIMITIVO DI MANDURIA 2017 DOP – PUGLIA – ITÁLIA

A vinícola foi fundada por Antonio Leo, na virada do século XIX, no coração de Salento, na Puglia. No fim dos anos 1980, o atual proprietário, Paolo Leo, da quinta geração da família, decidiu valorizar as variedades autóctones como Negroamaro, Primitivo e Malvasia Nera.

Atualmente, a vinícola possuí 45 hectares de vinhedos, replantados no início dos anos 1950, exclusivamente com Negroamaro, Primitivo e Malvasia Nera, sendo 30% de cultivo orgânico. O nome "Passo del Cardinale" é uma homenagem a um cardeal amigo do proprietário da vinícola, que já em idade avançada costumava caminhar bem devagar, mas de forma imponente, quando visitava a família.


O produtor Paolo Leo compara o andar do cardeal a mesma forma que a maturação deste vinho, que é lenta, com um resultado imponente...


● Corte de uvas: 100% Primitivo.


● Notas de Degustação: Tinto com cor de boa intensidade, com aromas de frutas negras, como a ameixa, com notas de alcaçuz e coco. No paladar o vinho tem taninos macios, boa acidez, corpo médio, criando um bom equilíbrio, persistência longa com final frutado e algo de especiarias. Álcool: 14%.


● Estimativa de Guarda: já pode ser bebido ou guardado por mais 2 anos.


Notas de Harmonização: vai muito bem com massas à base de molho de tomate, carnes vermelhas e de caças, além de queijos maduros de sabor intenso e cogumelos.


Serviço: sirva entre 17 e 18ºC (Bebemos numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


EM BH – PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.

bottom of page