top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

BATALHA MERLOT 2016 – CAMPANHA GAÚCHA – BRASIL

Quase dois séculos depois da Batalha do Seival, neste mesmo local, nascem as vinhas e o vinho Batalha, encorpado pela história e produzido em condições ideais de clima e solo na região da Campanha, considerada berço dos grandes vinhos do Rio Grande do Sul.

A Campanha Gaúcha fica quase na fronteira com o Uruguai, bem próxima do início da faixa tradicionalmente considerada ideal para a vitivinicultura, entre os paralelos 30º e 50º.


As condições climáticas são excelentes e tem-se avançado na produção de uvas viníferas europeias e vinhos de qualidade.


Com o bom clima local, o investimento em tecnologia e a vontade das empresas, a região hoje já produz vinhos de grande qualidade que vêm surpreendendo a vinicultura brasileira.


Após cuidadosa seleção dos cachos as uvas são maceradas, passando pelo processo de fermentação e maturação em tanques de aço inox. Lote de 5.000 garrafas, com passagem por barrica 25% por 8 meses.


● Corte de uvas: Merlot.


● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi intenso. Nariz com aromas de frutas escuras maduras (ameixa, amora), toques sutil de especiaria doce (baunilha, barrica). Paladar com bom ataque equilibrado, taninos macios mas presentes, boa acidez. Bom corpo, criando um vinho gastronômico, de boa persistência. Se você gosta do estilo Bordeaux da Margem Direita, recomendo ter uma segunda garrafa por perto.


● Estimativa de Guarda: para beber ou guardar por mais 4 anos fácil.


● Reconhecimentos: 90 Pontos Guia Adega 2019 / Medalha de Ouro GP Vinhos do Brasil 2018.


Notas de Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carne de porco, massas com molhos condimentados, queijos médios curados, embutidos. Acompanhou muito bem um risoto servido com picanha suína defumada e assada. Arrisco sugerir com cordeiro!!!


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço – $


Onde Comprar: Em BH: Cida D´Angelli – Contatos: (31) 98430-4686

bottom of page