top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BOUZA RIESLING VIÑEDO PAN DE AZUCAR 2013 – CANELONES - URUGUAI

A Bodega Bouza é uma vinícola-boutique gerida por uma família que acredita que produzir pequenas quantidades leva a uma qualidade melhor. Seus vinhedos ocupam 22 há, com 13 há em Las Violetas e 9 hectares em Montevidéu, produzindo cerca de 90 mil garrafas por ano.

A vinícola possui uma boa estrutura de enoturismo, com um restaurante onde se pode saborear a comida regional e onde também se pode provar e comprar vinhos de edição limitada. A coordenação enológica cabe ao respeitado enólogo Eduardo Boido, que enfatiza seu trabalho com cinco variedades bem adaptadas ao terroir local: Tannat, Merlot, Tempranillo, Albariño e Chardonnay. Há promissoras experiências com Riesling e Pinot Noir. Como não é todo dia que se bebe um Riesling de 8 anos, o escolhido foi este rótulo.


● Corte de uvas: 100% Riesling.


Notas de Degustação: Marcado por aromas de frutas cítricas e de ervas, com notas salinas, este Riesling feito num estilo mais leve e fresco, mostra um equilíbrio perfeito entre álcool e acidez. Amarelo caminhando para halos dourados, mas ainda cristalino, apresenta aromas de boa intensidade. O paladar repete o perfil aromático, chamando a atenção pela cremosidade, frescor e volume de boca. Não lembra nem de longe os suaves alemães. Um Riesling seco e que desceu “redondo” pela garganta, numa noite muito quente.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, e mostrou que estes 8 anos em guarda evoluíram para uma bela complexidade. Ainda creio que aguenta mais 2 anos.


Notas de Harmonização: Ótimo para beber como aperitivos ou acompanhar mariscos, uma massa com frutos do mar, ou com molho de cogumelos, queijos meio maduros. Harmonizou maravilhosamente com queijos, salames e defumados, terrine de campagne servido com pãezinhos quentes e azeite.


Serviço: servido entre 8 e 10º C, numa taça estilo Bordeaux. (Apesar do dia muito quente valeu a pena servir um pouco menos refrescado para se perceber a bela complexidade do vinho!)


Faixa de Preço – $$$$


Importado pela Decanter – EM BH - ROYAL VINHOS - Loja Cruzeiro - Uma tradicional adega, localizada no Mercado do Cruzeiro. End.: Rua Ouro Fino, 452 - Lojas 22 e 23 / Bairro Cruzeiro - Mercado Distrital – Tel.: (31) 3281-3539 - Belo Horizonte | MG

bottom of page