top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

Vinhos de Colheita de Inverno Minas Gerais

Nesta semana provamos numa bela degustação, vinhos feitos em Minas Gerais pelo sistema de dupla poda, também conhecidos como Vinhos de Colheita de Inverno. Os Terroirs da Colheita de Inverno estão transformando o mapa da vitivinicultura no Brasil. Por meio da tecnologia, que permite que a colheita das uvas seja realizada durante o inverno, diversas vinícolas estão produzindo vinhos finos de reconhecimento nacional e internacional, principalmente com a casta Syrah. Calor de dia, bastante frio à noite e clima seco garantem vinhos complexos, com muita acidez e álcool.


ESPUMANTE MARIA MARIA SOUS LES ESCALIERS NATURE – BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS – BRASIL

Tudo começou no ano de 2006 quando Eduardo Junqueira Nogueira Junior, quinta geração de uma tradicional família de cafeicultores do Sul de Minas Gerais, sofreu um ataque cardíaco e precisou repensar seus hábitos alimentares. Seu médico receitou uma taça de vinho por dia.


Dessa forma, teve a grande ideia de produzir seu próprio vinho. Foi nesta época que reencontrou Murillo Albuquerque Regina, que o apresentou à questão da dupla poda ou poda invertida, viabilizando o seu projeto. As primeiras mudas de Syrah, Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc foram encomendadas e no final de 2009 plantadas na Fazenda Capetinga.


● Notas de Degustação: Um vinho fresco e fácil de beber. Ótima coloração, amarelo palha, perlage constante e intenso, com bolhas muito finas, coroa bem formada e de longa duração. Aromas fermentativos, com leve toque remanescente de fruta tropical e amarela (abacaxi, maçã verde, melão), leve pão torrado. Em boca, acidez agradável, bom corpo, cremosidade e confirmação dos aromas. Um longo final cremoso em boca.


● Prêmios: - Medalha de Prata com 90 pontos no Concurso Decanter World Wine Awards 2019 e Medalha Grand Gold Wines of Brazil Awards.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas pode guardar por mais 2 a 3 anos. Pessoalmente considero um vinho para ser bebido jovem, com foco no perfil de frutas tropical (abacaxi). Feito pelo método Tradicional, no estilo Blanc de Blancs (100% Chardonnay).


Notas de Harmonização: Ótimo para beber como aperitivos ou acompanhar mariscos, uma massa com frutos do mar, ou com molho de cogumelos, queijos meio maduros. Harmonizou maravilhosamente com uma entradinha de azeitonas e tomatinhos concassés e pães de queijo e ainda Queijo Bianco afinado pelo maturador de queijos mineiros Renato Simoni.


Serviço: servido entre 7 e 8º C, numa taça estilo Flute. (Num dia muito quente vale a pena servir um pouco mais refrescado!)


Faixa de Preço – $$


Em BH - REX-BIBENDI - End.: Rua Antônio de Albuquerque, 917 - Funcionários, Belo Horizonte – MG. Esquina de Rua Levindo Lopes. Tel.: (31) 3227-3009.



MAR DE MORROS 2020 - SAUVIGNON BLANC – SÃO GONÇALO DO SAPUCAI – MINAS GERAIS – BRASIL

Primeiro rótulo da Vinícola Artesã, lindo projeto que nasce na região cafeeira do sul de Minas Gerais.


A qualidade da uva e do vinho é objetivo principal dos produtores, que buscam entender as particularidades do próprio vinhedo e aplicam o manejo mais adequado. Colheita de inverno em São Gonçalo do Sapucaí, onde a diferença entre as temperaturas do dia e da noite somada às características de poucas chuvas e dias ensolarados durante o inverno, aumentam a qualidade das uvas e produzem este excelente rótulo mineiro de Sauvignon Blanc.


● Corte de uvas: 100% Sauvignon Blanc.


Notas de Degustação: Marcado por aromas de frutas cítricas e maracujá azedo, com leve toque de arruda, o Mar de Morros Sauvignon Blanc 2020 tem equilíbrio perfeito entre álcool e acidez, é consistente e untuoso. Amarelo palha, cristalino, apresenta aromas intensos, com notas de café verde, seguidos por um acabamento fresco. O paladar repete o perfil aromático.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas pode guardar por mais 3 a 4 anos. Vale a mesma consideração de que pessoalmente considero um vinho para ser bebido jovem, com foco no perfil de frutas, o que o torna fácil de beber e com ótima relação qualidade x preço.


Notas de Harmonização: Ótimo para beber como aperitivos ou acompanhar mariscos, uma massa com frutos do mar, ou com molho de cogumelos, queijos meio maduros. Harmonizou maravilhosamente com queijo Dinho – QMA Canastra servido com pãezinhos quentes e azeite Gamarra.


Serviço: servido entre 7 e 8º C, numa taça estilo Degustação. (Num dia muito quente vale a pena servir um pouco mais refrescado!)


Faixa de Preço – $$


Em BH - REX-BIBENDI - End.: Rua Antônio de Albuquerque, 917 - Funcionários, Belo Horizonte – MG. Esquina de Rua Levindo Lopes. Tel.: (31) 3227-3009.



STELLA VALENTINO 2019 – ANDRADAS – MINAS GERAIS - BRASIL

Descendentes de italianos, a família Stella veio para o Brasil por volta de 1910 com o intuito de trabalhar nas lavouras de café dos Barões da região de divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.


Chegaram em Andradas junto com outras 250 famílias, deram início à produção própria de café, única fonte de renda da família na época, e plantavam uvas para a produção de vinho no intuito de consumo próprio.


Com o fim da produção do café, tais lavouras deram lugar às parreiras de uva que eram vendidas para adegas. Andradas na época contava com diversas adegas e era referência na produção de vinho. Com o passar dos anos, tal cultura foi perdendo forças e o vinho passava a ser buscado no Rio Grande do Sul e comercializado em terras andradenses. Em 2002 iniciaram o projeto de produção de vinhos finos com a Vinícola Stella Valentino. O projeto conta com a produção dos Vinhos Sauvignon Blanc, Syrah e Tempranillo. Um projeto de estrutura tradicional, que contrasta com a modernidade das adegas em construção e seus vinhedos.


● Corte de uvas: 100% Tempranillo.


● Notas de Degustação: Gran Reserva Tempranillo é um vinho de intensa coloração rubi, com muita profundidade e vivos aromas de frutas negras e notas defumadas, integradas com a madeira de 10 meses de envelhecimento em carvalho. Em boca, mostra-se aveludado, com ótima estrutura tânica e volume de boca, combinação perfeita para torná-lo um grande vinho de guarda.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas pode guardar por mais 4 a 6 anos (vinho de corpo). Vale a pena decantar por 30 minutos.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar pratos de carnes vermelhas grelhadas (Filet aux Poivre), massas como um Ravioli de Carne Seca e Requeijão, Massas com molho de Cogumelos, queijos meio maduros. Harmonizou maravilhosamente com uma Salaminhos e Queijo Catauá QMA Campo das Vertentes e azeite Fio de Ouro.


Serviço: servido entre 15 e 16ºC, numa taça estilo Degustação.


Faixa de Preço – $$$


Em BH - Fazenda de Minas - Coisas da Fazenda em Geral - End.: Rua Santa Rita Durão, 941 - Funcionários, Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3656-8240.



DIAMANTE DAS MINAS MALBEC 2019 – DIAMANTINA – MINAS GERAIS – BRASIL

Instalada em Diamantina, em plena Serra do Espinhaço, no Vale do Jequitinhonha, a Quinta do Campo Alegre é o resgate cultural de uma atividade com mais de século de tradição na região, pioneira na produção de vinhos através do clero, após a chegada da coroa portuguesa ao Brasil.


Vinhedos em Diamantina existem desde o século 18, há mais de 200 anos. A cidade também se destaca na produção de cafés e oliveiras, culturas favorecidas por sua altitude, 1280 metros acima do nível do mar e temperaturas amenas, em média 18ºC. Diamantina é uma das cidades mais frias de Minas Gerais, com um inverno bem rigoroso e seco. Clima propício para a produção de uvas.


O plantio das uvas vitiviníferas na Quinta iniciou-se em 2011 e desde então vem expandindo em área e castas – hoje conta com as variedades Syrah, Tempranillo, Malbec, Pinot Noir, Tannat, Merlot e Sauvignon Blanc.


● Corte de uvas: 100% Malbec.


● Notas de Degustação: cor rubi escuro, brilhante, que no nariz mostra uma tipicidade de aromas, com frutas escuras frescas e maduras (ameixas) e um toque de especiarias. No paladar o perfil aromático se repete. Encorpado com boa estrutura e taninos presentes, garantindo guarda. Boa harmonia num vinho com bom frescor, corpo médio e final que lembra os vinhos Malbec de Cahors. Um bom vinho para acompanhar comida e que evolui na taça e pede alguns minutos no decanter antes de ser degustado.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas pode guardar por mais 3 a 5 anos. Vale a pena decantar por 30 minutos. Pessoalmente considero um vinho para ser bebido jovem, com foco no perfil de frutas e presença de taninos, o que o torna excelente para um churrasco e com ótima relação qualidade x preço.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar pratos de carnes vermelhas grelhadas (Filet aux Poivre), massas como um Ravioli de Carne Seca e Requeijão, Massas com molho de Cogumelos, Churrasco, queijos meio maduros. Harmonizou muito bem com Paté de Fígado de Galinha do Atelier Miranda Food & Art [(31) 98495-3812] e Queijo Santana – QMA do Serro e azeite Fio de Ouro.


Serviço: servido entre 14 e 16ºC, numa taça estilo Degustação.


Faixa de Preço – $$


Pedido com a Quinta do Campo Alegre - Contato: Ana Julia – Cel.: (38)99136-0306.



CASA GERALDO COLHEITA DE INVERNO SYRAH 2018 – CALDAS – MINAS GERAIS – BRASIL

O Vinho Casa Geraldo Colheita de Inverno Syrah foi elaborado segundo a técnica de dupla poda, o que faz com que o ciclo da videira se altere. Conduzidas em espaldeiras pelo sistema de dupla poda, as vinhas dão frutos com elevado grau de maturação, devido à amplitude térmica da Serra da Mantiqueira no inverno, suas noites frias e dias quentes.


Corte de uvas: 100% Syrah.


Notas de Degustação: Cor intensa rubi profundo. Nariz complexo com mistura de notas de couro, defumados, frutas pretas maduras como ameixas, cassis, uvas passas e especiarias como pimenta. No paladar apresenta corpo firme, boa estrutura com taninos macios e agradáveis. É equilibrado com tanicidade sutil. Envelheceu durante 12 meses em barricas hermitage.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas pode guardar por mais 3 a 5 anos. Vale a pena decantar por 30 minutos.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar pratos de carnes vermelhas grelhadas (Filet aux Poivre), massas como um Ravioli de Carne Seca e Requeijão, Massas com molho de Cogumelos, Churrasco, queijos meio maduros. Harmonizou muito bem com Lagarto Desfiado do Atelier Miranda Food & Art e servido com pãezinhos quentinhos e Queijo Coronel – Queijo d´Alagoa - QAA e azeite Casa Mantiva.


Serviço: servido entre 15 e 16ºC, numa taça estilo Degustação.


Faixa de Preço – $$$


EM BH – CASA GERALDO - Av. do Contorno, 7060 - Loja 2 - Lourdes, Belo Horizonte. Tel.: (31) 3223-7328.



TERRA RUBRA SUÇUARANA SYRAH 2020 HELVECIO TELES – ITABIRA – MINAS GERAIS – BRASIL

Elaborado com uvas 100% Syrah plantadas em 2016 em Bom Jesus do Amparo, próximo a Itabira-MG, a 70km de BH, sem passagem por madeira. Projeto pioneiro desenvolvido pelo médio Helvécio Teles.


Notas de Degustação: Cor rubi violácea muito escura, opaca. Aroma fechado, foi se abrindo na taça ao longo da prova, com notas de geleia de amora, musgo, nota picante, pimenta, ervas frescas, algo vegetal como caldo de cana/melaço, nota mineral. Paladar encorpado, denso, taninos doces, 15% de álcool, muito longo. Vinho bastante expressivo e com boa presença no nariz e boca. Falta talvez um polimento, mas é uma bela estreia, com ótimo potencial. Recomento decantação de 30 minutos.


● Reconhecimentos - 90 pontos Marcelo Copello.


● Estimativa de Guarda: Ainda jovem, ganhará com mais tempo em guarda. Sugestão de consumo: de 2022 a 2028. Vale a pena decantar por 30 minutos.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar pratos de carnes vermelhas grelhadas (Filet aux Poivre), massas como um Ravioli de Carne Seca e Requeijão, Massas com molho de Cogumelos, Churrasco, queijos meio maduros. Harmonizou muito bem com uma Tortinha de Alho Poró Silvia Franchini [(31) e Molho de Queijos e ainda um Queijo Defumado Sítio da Onça - QAA e azeite Casa Mantiva.


Serviço: servido entre 15 e 16ºC, numa taça estilo Degustação.


Faixa de Preço – $$


EM BH – Contatos com Helvécio Teles - Cel.: (31) 97131-8086.



CARVALHO BRANCO 2018 – CALDAS – MINAS GERAIS – BRASIL

A Vinícola Estrada Real pioneira na elaboração de vinhos finos com uvas de colheita de inverno criou o Espumante Carvalho Branco Nature, explorando um outro terroir do Sul de Minas Gerais e revelando o bom casamento entre as uvas brancas e o clima de altitude do planalto de Poços de Caldas.


O espumante Carvalho Branco Nature é elaborado a partir de uvas Chardonnay, pelo método tradicional e com 24 meses de autólise.


Notas de Degustação: cor brilhante, com tonalidade amarelo palha, perlage fina, atraente e persistente de um produto de elevada qualidade. Aroma frutado de maçã verde e abacaxi, mesclado com notas amanteigadas e de panificação, provenientes do tempo de contato com as leveduras. Perlage fina e persistente, bom corpo e estrutura, além de excelente frescor e vivacidade em boca. Seus aromas na taça, e sua equilibrada e elegante acidez entregam muito frescor e vivacidade. Lembra em muitos momentos, os belos Champagnes.


● Premiações: Gold Medal, Wine Brazil Awards e 89 pontos - Decanter World Wine Awards


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo, mas pode guardar por mais 2 a 3 anos.

Pessoalmente considero um vinho para ser bebido jovem, com foco no perfil de frutas de polpa branca e amarela, com toques de leveduras. Feito pelo método Tradicional, no estilo Blanc de Blancs (100% Chardonnay).


Notas de Harmonização: Ótimo para beber como aperitivos ou acompanhar mariscos, uma massa com frutos do mar, ou com molho de cogumelos, queijos meio maduros. Harmonizou muito bem com um Caldo de Moranga com Queijo Gorgonzola e Queijo Zenith Bello - QMA Cerrado e azeite Casa Mantiva.


Serviço: servido entre 7 e 8ºC, numa taça estilo Flute.


Faixa de Preço – $$


EM BH – Contatos com German Alarcon - Cel.: (31) 99834-2261.




bottom of page