top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BRUNELLO DI MONTALCINO FATTORIA DEI BARBI 2018 – MONTALCINO – TOSCANA – ITÁLIA

A Fattoria dei Barbi se estende por mais de 306 hectares em Montalcino e Scansano. Stefano Cinelli Colombini, herdeiro da antiga linhagem de Siena, que está presente em Montalcino desde 1352, administra atualmente a propriedade da família.


A Cantina dei Barbi, com seus trezentos barris e milhares de garrafas de Brunello di Montalcino armazenadas para envelhecimento, está aberta ao público há mais de cinquenta anos. Durante este período, mais de um milhão e meio de amantes de vinho visitaram as adegas, admirando a coleção de garrafas que datam de 1870 até os dias atuais, testemunhando a continuidade que torna o Barbi único na Itália.


O Brunello produzido pela Fattoria dei Barbi tem sido vencedor de prêmios em toda a Europa desde o século XIX. A Fattoria dei Barbi já produziu 131 safras de Brunellos (desde 1892), debaixo de constante controle de qualidade, sendo responsável por séculos pela manutenção do ambiente e das melhores tradições de Montalcino, sendo, portanto, uma premiada produtora de Brunellos e apontada como um dos melhores produtores da região.


Composição de Uvas: 100% Sangiovese Grosso. Amadurecimento: 24 Meses em Barris De Carvalho Esloveno. As uvas colhidas, selecionadas, são desengaçadas e esmagadas. O mosto é repentinamente resfriado a 16°C. Este processo de resfriamento da casca da uva permite obter uma maior extração do conteúdo em antocianinas e polifenóis. A fermentação alcoólica normal dura cerca de 16 a 17 dias a uma temperatura controlada de 27 e 28 °C. Realiza-se a fermentação malolática e depois o vinho permanece por pelo menos 2 anos em pequenos e médios barris de carvalho.


Notas de Degustação: Cor vermelho rubi intenso e brilhante. Aroma complexo e elegante com notas de frutas vermelhas como framboesa, morango e cereja madura. Notas florais e de especiarias como pimenta-do-reino, anis-estrelado e cravo-da-índia, seguido por toques balsâmicos, de tabaco e chocolate e minerais. Paladar elegante, equilibrado, estruturado, taninos presentes que não incomodam e final de boca longo e persistente, convidando ao segundo gole. Um vinho tinto com ótimo potencial de guarda, podendo envelhecer por até 20 anos! Teor alcoólico de 14,5%.


Estimativa de Guarda: já pode ser bebido, mas a janela de consumo vai até 2037.


Reconhecimentos: Robert Parker - 93 Pontos I James Suckling - 93 Pontos I Wine Spectator - 93 Pontos.


Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes vermelhas grelhadas e assadas, cordeiro, cortes suínos, massas e risotos, embutidos e queijos maduros.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$$$


ONDE COMPRAR - VEIO DA ADEGA VINOTÍCIAS. Foi trazido de viagem pela Itália.

Comments


bottom of page