top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BUKKURAM PASSITO DI PANTELERIA MARCO DE BARTOLI 2007 – SICÍLIA – ITÁLIA

Tradicional produtor de Marsala na Sicília, Marco de Bartoli é uma referência quando se fala de vinhos italianos.

O seu passito Bukkuram é criado a partir de um vinhedo de uva Zibibbo (Moscato de Alexandria), plantado entre 1950 e 1970, conduzido em “alberello pantesco”, com densidade de 2.500 plantas/ha.

A videira é conduzida de forma a ficar baixa e abrigada por uma bacia de terreno criada para permitir a produção de uvas e preservar a vida da planta em condições climatéricas adversas, que caracterizam a Ilha de Pantelleria durante 9/10 meses por ano.

A técnica de cultivo foi transmitida através de instruções práticas e orais no dialeto local por gerações de viticultores e agricultores de pequenas parcelas da ilha, sendo bastante complexa, envolvendo várias fases e terminando com a vindima manual durante um evento ritual que começa no final de julho.

Na elaboração deste vinho, uma primeira colheita das uvas maduras foi realizada na primeira semana de agosto e posta a passificar ao sol entre muros de pedra vulcânica, o restante foi deixado passificar na planta por mais 30-40 dias. Em setembro o primeiro vinho já fermentado de forma tradicional em tanques de inox, recebe o acréscimo das uvas passificadas e macera por 3 meses para ganhar estrutura, equilíbrio e alto teor de açúcares. Amadurecido em barricas francesas por 30 meses, permanece por 6 meses em tanques de inox antes da remessa ao mercado.


● Corte de uvas: 100% Zibibbo.


● Notas de Degustação: cor âmbar, denso, com aromas e sabores figos secos, damascos e tâmaras, além de um evidente caramelo. Muito frescor derivado da ótima acidez do vinho que garantiu um longo e prazeroso fim de boca.


● Estimativa de Guarda: a sugestão da vinícola é de guarda ´por até 12 anos. Aguentou 15 anos com muita elegância!


Notas de Harmonização: É considerado um vinho de “meditação”, para ser apreciado sem acompanhamento. Perfeito para acompanhar queijos duros curados picantes e com ervas; Sobremesas à base de chocolate amargo, excelente com a pasticceria secca siciliana (Torroncini, Cannoli ripieni di ricota di pecora, Mustaccioli, Arabeschi), ou até mesmo para Charutos Cubanos de média estrutura. Casou-se muito bem com um Tiramisu feito pela Marina.


Serviço: sirva entre 8 e 10 ºC


Faixa de Preço – $$$$$


Importado pela Decanter - Em BH: ROYAL VINHOS - Loja Cruzeiro - Uma tradicional adega, localizada no Mercado do Cruzeiro. End.: Rua Ouro Fino, 452 - Lojas 22 e 23 / Bairro Cruzeiro - Mercado Distrital – Tel.: (31) 3281-3539 - Belo Horizonte | MG

bottom of page