top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CHAMPAGNE MONTAUDON – REIMS – CHAMPAGNE - FRANÇA

A Maison Montaudon teve início em 1891 quando o mestre de cave Auguste Louis resolveu usar seus conhecimentos para elaborar seu próprio vinho, na região de Epernay. Há quatro gerações que a família controla toda a produção.

Sendo uma tradicional casa de Champagne com fama e reconhecimento internacional, sua qualidade e tradição despertaram o interesse do grupo de luxo LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy), da qual faz parte desde 2008. A Moët Hennessy, do grupo LVMH, é responsável por mais de 25% de todas as vendas e exportações dos vinhos desta famosa região francesa. Sua história tem início em Epernay, mas atualmente está localizada na região de Reims, onde mais de 45 hectares de vinhas estão plantadas. Embora as instalações sejam históricas, o processo de produção conta com o melhor da tecnologia disponível no setor de vinificação.


O Champagne Montaudon Brut é feito com o corte típico da região de Champagne: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier sendo ainda que 20% do vinho base envelhece por vários meses em barricas de carvalho. Tem por volta de 12% de graduação alcoólica.


● Uvas: Pinot Noir (40.00%), Pinot Meunier (35.00%), Chardonnay (25.00%). Maturação mínima de 2 anos em cave antes de ir ao mercado.


● Notas de Degustação: Vinho de cor amarelo palha. Aromas de boa complexidade e elegância, com equilíbrio entre as notas de frutas brancas, como a maçã verde, pera, e algo cítrico, com notas de mel, flor de laranjeira, pão e fermento. Toques de frutas secas como a amêndoa. Paladar com muita cremosidade, boa acidez, médio corpo e delicada perlage. Os sabores refletem os aromas, mostrando frutas brancas, mel, torradas, pão, fermento. Bom equilíbrio, com bom balanço entre a acidez e cremosidade. O final de boca é seco, longo e prazeroso! Uma campeã quando se fala em custo x benefício !!!


● Estimativa de Guarda: Potencial de guarda de 3 anos, desde que seja mantido em condições adequadas.


● Notas de Harmonização: Acompanha Cozinha Japonesa, vai bem com pratos vegetarianos, risotos em geral. Harmoniza com ostras, salmão defumado, robalo grelhado com purê de mandioquinha, risoto de lula, moqueca, pupunha assada, pastel de queijo brie, queijos brancos moles.


Serviço: servir entre 7 e 8ºC


Faixa de Preço – $$$


Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100

Comments


bottom of page