top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

CHATEAU PEZAT 2015 – GRAND VIN DE BORDEAUX – FRANÇA

Aos 35 anos de idade, o inglês Jonathan Maltus decidiu deixar a carreira de engenheiro para se tornar viticultor em Saint-Émilion. Em 1994, adquiriu o Château Teyssier, um Grand Cru que remonta aos anos 1700. Agregou diversos pequenos vinhedos em locais privilegiados da denominação e construiu uma vinícola de última geração, onde produz uma gama invejável de vinhos.

Jonathan Maltus ficou famoso durante o movimento de “garage” que cresceu em torno de Saint-Émilion nos anos 1990. Impulsionado pela democratização da margem direita por Robert Parker Jr., vinicultores com recursos inferiores aos Crus Classés competiram fazendo vinhos modernos em estilo.


O vinhedo do Château Pezat está localizado próximo a Saint-Émilion, perto de Branne. As vinhas são conduzidas pelo sistema Double Guyot, os galhos secundários são removidos, as plantas são desfolhadas e os cachos são raleados, a fim de obter um menor rendimento. Rendimento dos vinhedos 45 hl/ha.


● Corte de uvas: um Bordeaux típico da margem esquerda com 85% Merlot e 15% Cabernet Franc


● Notas de Degustação: Cor rubi clara e cristalina, típica da Pinot. Aromas com boa intensidade de frutas vermelhas e escuras (framboesas, cerejas e ameixas), notas de couro, algo de terra e folhas em decomposição, boa complexidade, toques tostados do estágio em barrica. No paladar de boa acidez, os taninos são macios, sedosos, com médio corpo e final fresco e muito agradável.


● Estimativa de Guarda: é um vinho para beber tendo uma segunda garrafa à mão. Creio que aguenta entre 3 a 4 anos mais.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, carnes de caça, cordeiro, carnes suínas, preparações a base de funghi, além de queijos maduros e embutidos.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC


Faixa de Preço – $$$


Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.

bottom of page