top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CHRYSEIA 2014 – DOURO - PORTUGAL

Projeto conjunto da família Symington com Bruno Prats, do Château Cos d'Estournel, Chryseia é um dos grandes tintos portugueses da atualidade.

Symington Family Estates é o grupo vitivinícola detentor da maior área de vinhedos em Portugal, com mais de mil hectares na região do Douro, berço do Vinho do Porto.


A família Symington, com raízes escocesas, inglesas e portuguesas, está ligada ao mundo do vinho desde meados do século XVII, há quatorze gerações, e, ao longo de 370 anos, construiu um verdadeiro império no Douro, com vinte e sete propriedades e uma dezena de adegas de vinificação. Seu portfólio reúne casas históricas do Vinho do Porto, como Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, além dos vinhos da cobiçada Quinta do Vesúvio e do projeto Prats & Symington, que origina os vinhos tintos Chryseia, Post Scriptum e Prazo de Roriz em parceria com a família Prats de Bordeaux.


A Symington é líder em Vinho do Porto de categorias especiais, como Reserva, LVB, Tawny com indicação de idade, Vintage e Colheita, os seus tintos e brancos também são considerados entre os melhores do mundo pelos críticos internacionais. Apesar da dimensão, a Symington Family Estates ganha seu mais reconhecimento pela alta qualidade de seus vinhos.


O Chryseia 2014 foi produzido a partir de uma seleção criteriosa de uvas provenientes das vinhas da Prats & Symington, localizadas nas Quintas de Roriz e da Perdiz. A Quinta da Vila Velha, propriedade de um membro da família Symington e vizinha da Quinta de Roriz, também deu a sua contribuição, tal como tem acontecido em todas as safras anteriores do Chryseia.


Muito refinado e elegante, é talhado a partir de um blend de variedades nativas do Douro, Touriga Franca e Touriga Nacional. Foi o primeiro tinto português a figurar na lista dos 100 melhores vinhos do mundo da Wine Spectator, em 2003. A revista elegeu a safra 2011 o terceiro melhor vinho do mundo, conferindo-lhe 97 pontos !


Uvas: blend de variedades nativas do Douro, Touriga Franca e Touriga Nacional.


Notas de Degustação: Vinho de cor rubi com ligeira aureola da guarda. Os aromas de boa intensidade revelam um bouquet aromático complexo, onde destacam-se aromas de frutas negras maduras, como ameixa, groselha e amora, de especiarias, além de toques de baunilha e cacau. Em boca, apresenta taninos aveludados e um final longo e persistente. Um vinho elegante, equilibrado e que lembra um belo Bordeaux, no melhor uso de madeira.


Reconhecimentos de Críticos: Safra 2014 – 91 pontos Robert Parker, 94 pontos Wine Spectator; 93 pontos James Suckling.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda por mais 5 anos, desde que seja mantido em condições adequadas.


Notas de Harmonização: Acompanha carnes grelhadas com molhos ricos e encorpados, carnes de caça e pratos ricos, em geral. Também fica ótimo com queijos fortes e para encerrar a refeição.


● Serviço: servir entre 16 e 18ºC


● Faixa de Preço – Estelar


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

Comments


bottom of page