top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

QUINTA NOVA NOSSA SENHORA DO CARMO RESERVA TERROIR BLEND 2019 – DOURO – PORTUGAL

Localizada no Vale do rio Douro, esta propriedade de mais de 250 anos possui cerca de 120 hectares, sendo 85 plantados com vinhas, bem no coração da região de Cima Corgo. Cada uma das 41 parcelas de vinhas tem o seu caráter individual mostrando a singularidade da propriedade.

Esta importante quinta é administrada pela família Amorim, famosos pela produção de rolhas de cortiça, e que desde 1999 vem contribuindo para a identidade única do Douro. A adega, datada de 1764, uma das mais antigas da região, é responsável por alguns dos mais longevos e complexos vinhos da região.


Harmoniosamente integrada numa das colinas da propriedade encontra-se a adega original, datada de 1764, e a casa senhorial oitocentista com a capela (1765).


Tendo sido propriedade da Casa Real Portuguesa até 1725, tornou-se uma “quinta nova” pela junção de duas quintas numa só. Durante os séculos XVIII e XIX, por aqui viveram várias famílias portuguesas que deram vida à vinha e ao vinho, aos pomares de fruta, à azenha junto ao antigo olival e à ribeira que atravessa a quinta, numa época importante na agricultura do Douro.


No século XVII, uma pequena capela foi construída na margem do rio Douro nas terras da Quinta Nova para proteger os homens que se aventuravam nos barcos rabelos num trecho particularmente traiçoeiro do rio. Durante a viagem, quando a travessia não corria bem ou a morte lhes parecia próxima, os barqueiros faziam promessas à santa padroeira em troca de salvação e a seu pedido foi feita uma imagem em pedra de granito da Nossa Senhora do Carmo, com o escapulário da Ordem das Carmelitas. Cuidadosamente preservada ao longo dos anos, ainda hoje se encontra na pequena capela da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, que deve, portanto, o seu nome à devoção dos mareantes dos barcos rabelos.


Uvas: corte de Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Cão e Tinta Roriz.


Notas de Degustação: Vinho de cor rubi escuro. Os aromas de boa intensidade revelam notas de frutas vermelhas e pretas maduras, como cassis, mirtilos e amoras, notas de especiarias, como pimenta branca e do reino, além de toques terrosos, defumados e de tabaco. O paladar é fresco, com boa complexidade e equilíbrio, sendo um vinho encorpado.


A textura do vinho é deliciosa, taninos firmes e boa acidez. Seu final é marcado por frutas pretas maduras, além de toques de especiarias e o final de boca é bem agradável. O vinho passa 6 meses em barricas de carvalho francês (30% novas). Paciência com ele na taça, para que mostre todas suas camadas de aromas e de sabores.


Reconhecimentos de Críticos: Safra 2019 - 92 pontos Público – Fugas; 17 pontos Revista de Vinhos; 17,5 pontos Grandes Escolhas; 91 pontos Wine Enthusiast; 91 pontos James Suckling.


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda por mais 5 anos, desde que seja mantido em condições adequadas. Se você preferir frutas vermelhas nos aromas e sabores, beba nos próximos 3 anos.


Notas de Harmonização: Acompanha carnes grelhadas com molhos ricos e encorpados, carnes suínas, embutidos, cogumelos, além de queijos de massa dura e meio curados. Acompanhou muito bem um queijo mineiro da Serra do Salitre meio curado.


● Serviço: servir entre 16 e 18ºC


● Faixa de Preço – $$$


Em BH – WORLD WINELoja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407

Comments


bottom of page