DIAMONDIA CABERNET FRANC 2022 – VALLE DE UCO – MENDOZA - ARGENTINA
- Vinotícias - Marcio Oliveira

- há 9 minutos
- 2 min de leitura
A história da vinícola começa com a busca da família Bonnie, proprietária dos renomados Châteaux Malartic-Lagravière e Gazin Rocquencourt em Bordeaux, por novos horizontes.

Nos contrafortes da Cordilheira dos Andes, encontraram no terroir do Clos de los Siete a combinação ideal de solo, clima e altitude para expressar com elegância o potencial das castas bordalesas. Nascia, assim, a DiamAndes - o “Diamante dos Andes” - batizada em homenagem à icônica Laguna del Diamante, cujas águas refletem a silhueta do vulcão Maipo como uma joia cravada na natureza. Dentro da propriedade Clos de los Siete, a Bodega DiamAndes produz vinhos excepcionais para guarda, que se distinguem pela intensidade, complexidade e equilíbrio. Graças à combinação do fabuloso terroir de 130 hectares a 1100 metros acima do nível do mar, no sopé dos Andes, à experiência bordalesa dos proprietários e à equipe argentina, alcançaram um estilo singular.
Os vinhedos incorporam o conceito de agricultura sustentável com gestão ambiental abrangente. Para a vinificação, utilizam um sistema de fluxo por gravidade com 64 pequenos tanques de aço inoxidável de parede dupla com temperatura controlada. Todos os vinhos possuem certificação vegana e sustentável.
A linha Diamondia tem como missão extrair a essência de cada variedade cultivada em seus vinhedos, com vinificação cuidadosa e respeito ao terroir, traz dois varietais icônicos. Um vinho de personalidade, com o savoir-faire de Bordeaux e o frescor do Valle de Uco.
● Composição de Uvas: 100% de Cabernet Franc, amadurecido 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% novas, revelando toda sua finesse e potencial de guarda.
● Notas de Degustação: De coloração violeta profunda. Aromas intensos de frutas vermelhas e escuras (amoras maduras), com toques de pimentões assados. O carvalho não cria conflito com os aromas de frutas e está bem integrado ao vinho. No paladar temos taninos firmes e elegantes, a confirmação dos aromas frutados agora nos sabores do vinho, conferindo um bom final persistente, bem equilibrado, com a madeira muito bem integrada no conjunto. Um vinho que merece ter uma segunda garrafa por perto.
● Estimativa de Guarda: Muito bom hoje e por até 8 anos após a safra (sugestão da vinícola).
● Reconhecimentos: 88 Vinous por Joaquin Hidalgo (11/2024).
● Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, bife ancho na parrilha, mignon com crosta de mostarda, costeleta de cordeiro com risoto de parmesão, pratos com cogumelos como um risoto de funghi, queijos suaves como o Brie ou Camembert.
● Serviço: servir entre 15 e 17º C. (Sirva em taça Grande modelo Bordeaux para se beneficiar dos aromas de ótima complexidade deste vinho).
● Valor: $$
● Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100





Comentários