top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

EPU 2019 - PUENTE ALTO - CHILE

Epu significa o número dois, na língua do povo Mapuche, o que se justifica pelo fato deste vinho ser elaborado conforme o mesmo conceito dos segundos vinhos dos renomados châteaux franceses, tendo suas uvas provenientes do mesmo vinhedo do Almaviva.

Bebido em recente encontro com seu enólogo Michel Friou, que passou rapidamente por Belo Horizonte para apresentar o novo rótulo do Epu e a nova safra do Almaviva.


Em 1997 a Baronesa Philippine de Rothschild, Presidente da Diretoria de Assessoria da Baron Philippe de Rothschild S.A., e o senhor Eduardo Guilisasti Tagle, Presidente de Vinícola Concha y Toro S.A., fecharam um acordo com a visão de criar um vinho Premium Franco-Chileno excepcional, chamado Almaviva.


Elaborado a partir de uma mistura de três variedades clássicas de Bordeaux – onde predomina o Cabernet Sauvignon – Almaviva é o resultado do afortunado encontro entre duas culturas. O Chile oferece sua terra, seu clima, e seus vinhedos, enquanto a França contribui com os conhecimentos técnicos de vinificação e suas tradições.


O resultado é um vinho de elegância excepcional e complexidade. Seu lançamento foi um enorme impulso para o desenvolvimento dos vinhos chilenos nos mercados internacionais. O vinho EPU é o segundo vinho elaborado sob a chancela do projeto Almaviva, uma parceria entre Viña Concha y Toro e Baron Philippe de Rothschild S.A. Elaborado com um corte das uvas Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Cabernet Franc.


Uvas: 84% Cabernet Sauvignon, 13% Carmenere, 2% Merlot e 1% Cabernet Franc, com passagem de 12 meses em barrica de carvalho francês.


Notas de Degustação: Vinho de cor rubi escuro, rico em aromas, com uma palheta de notas de frutas como groselha negra, cereja e amora, com toques de chocolate amargo, tabaco, anis e caramelo, além de traços minerais, revelando grande complexidade. Em boca é macio, apesar do pouco tempo em guarda, com boa acidez, corpo entre médio e encorpado, mostrando uma deliciosa integração entre os aromas frutados e os oriundos da passagem pelo carvalho, com longo final...


Reconhecimentos de Críticos: Robert Parker - 95+ Pontos I James Suckling - 94 Pontos I Wine Spectator - 93 Pontos


Estimativa de Guarda: Potencial de guarda por 10 anos após a safra, desde que seja mantido em condições adequadas, portanto, beba até 2029!!!


Notas de Harmonização: Bife Ancho na parrilla, Risoto de funghi porcini, Cordeiro ao coulis de menta, Pappardelle com ragu de ossobuco, assado de tira com arroz de amêndoas, e queijos duros.


● Serviço: servir entre 15 e 17ºC


● Faixa de Preço – $$$$


Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100


Em BH – WORLD WINELoja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407

bottom of page