top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ERNST LOOSEN DORNFELDER 2020 – PFALZ EDITION – PFALZ – ALEMANHA

Dizer que a Alemanha não produz vinhos tintos de qualidade começa a ficar no passado. Há excelentes Pinots e a tinta Dornfelder cria vinhos deliciosos.

Assinado por Ernst Loosen, um dos produtores de vinho mais renomados da Alemanha, este rótulo traz a Dornfelder, uma uva tinta nativa do país. O amadurecimento em tanques de aço inox, teve o objetivo de preservar as caraterísticas naturais da uva e do terroir local.


Ernst Loosen nasceu em uma grande tradição de vinificação alemã e, dessa forma, a propriedade no rio Mosel é familiar há mais de 200 anos. Em 1988, Ernst assumiu a frente dos negócios. Ele concluiu os estudos na renomada escola de vinificação da Alemanha em Geisenheim e, em seguida, lançou uma revisão autodirigida dos grandes vinhos do mundo.


Ele viajou para a Áustria, Borgonha e Alsácia, até a Califórnia. O que ele descobriu, portanto, foi que todos compartilham uma dedicação à produção de vinhos intensos e concentrados que proclamam corajosamente sua herança. Isso lhes dá a liberdade de reconhecer também que nem todas as tradições merecem ser observadas obstinadamente e permitem o uso criterioso das técnicas modernas de vinificação quando isso melhora a qualidade.


É essa visão de mercado global à qual Ernst atribui com entusiasmo, uma filosofia que equilibra enfim o antigo com o novo. É uma maneira de pensar que lhe permitiu ir além do fácil e familiar, do experimentado e não necessariamente tão verdadeiro, para assim fazer vinhos que se destacam como verdadeiramente distintos e de classe mundial.


Como seus antecessores não estavam dispostos a investir em novas vinhas para o que era essencialmente um hobby em família, Ernst herdou, pois, um bom número de vinhas com mais de 100 anos – vinhas perfeitamente adequadas ao estilo de baixo rendimento e altamente concentrado que ele queria produzir. Sem o apoio da família, que via a viticultura como um hobby, e sem nenhum equipamento de alta tecnologia para produzir, Ernst e seu mestre de adega não tiveram escolha a não ser fazer vinhos de maneira minimalista, com muito pouco manuseio e fermentações longas e lentas.


Desde que Ernst assumiu, os seus vinhos receberam inúmeros prêmios e críticas brilhantes na imprensa. Assim sendo, a propriedade tornou-se membro da prestigiada VDP, a associação alemã das melhores vinícolas do país, e foi nomeada uma das 10 melhores propriedades da Alemanha por quase todas as publicações de vinhos do mundo. Ernst foi nomeado o enólogo do ano na Alemanha na edição de 2001 do Weinguide Deutschland da Gault Millau e homem do ano da revista Decanter em 2005. Assim como foi o enólogo de vinho branco do ano do International WINE Challenge em 2005.


Composição de Uvas: 100% Dornfelder. Criado em tanques de aço inox.


Notas de Degustação: Cor rubi com reflexos escuros, com um nariz intenso de frutas escuras maduras, como a amora, cereja, groselha, framboesa, evoluindo para notas de especiarias, e um sutil toque mineral. No paladar equilibrado, os sabores confirmam o perfil de aromas, num vinho bem frutado, com taninos macios, leve, acidez agradável, e persistência média.


Estimativa de Guarda: Beba agora e aproveite os aromas frutados. O potencial de guarda é de 4 anos após a safra. Portanto, beba até 2024.


Notas de Harmonização: um vinho para acompanhar carne de vitela com cenouras, frango com cogumelos guisados, risoto de salmão defumado com Emmental, costelinha de porco com batata doce, moussaka, ravióli de presunto cru com molho branco.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC


Faixa de Preço$$


Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100

コメント


bottom of page