top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

FONTODI FLACCIANELLO DELLA PIEVE 2012 – PANZANO - TOSCANA - ITÁLIA

Fontodi é um dos maiores nomes do vinho italiano na atualidade. Todos os seus vinhos são simplesmente fantásticos, de pequena produção, combinando uma deliciosa tipicidade toscana com muito caráter e profundidade.


Uma unanimidade na região de Chianti Clássico, Fontodi elabora alguns dos melhores e mais emblemáticos vinhos da Toscana. A propriedade, localizada no coração da denominação de Chianti, se beneficia do clima quente e seco da Toscana, com uma diferença de temperaturas entre o dia e à noite que proporcionam o ápice qualitativo das uvas ali cultivadas. Além disso, os 70 hectares da vinícola são compostos por solos de giz, argila e xisto.


São vinhos de referência, que colecionam prêmios como nada menos que 19 “tre bicchieri” acumulados no guia Gambero Rosso e 99 pontos da Wine Spectator na safra 2006 para o grande supertoscano Flaccianello della Pieve - que ficou em primeiro lugar no painel de toscanos da revista e desbancou mais de 1.000 vinhos da região, incluindo todos os mais famosos supertoscanos, mesmo alguns que custam até três vezes mais! Este, que é consistentemente um dos melhores vinhos tintos de toda a Itália, foi apontado como “um vinho de tirar o fôlego”, deixando os degustadores “sem palavras”, segundo o relato da Wine Spectator. A safra de 2016 recebeu nada menos que 100 pontos!


Em 1968, a Fontodi foi comprada pela família Manetti (famosa pela produção de telhas e ânforas de Terracota na região de Chianti). A propriedade é certificada orgânica e possui cerca de 70 hectares de videiras plantadas. Eles têm uma grande paixão pela qualidade e um imenso respeito e cuidado com a uva Sangiovese. No porão, todos os processos são feitos por gravidade e as fermentações são feitas com leveduras naturais (selvagens) em tanques de aço inoxidável controlados por temperatura.


Nos últimos 10 anos, Flaccianello teve uma média de notas mais altas que os mais famosos supertoscanos. Com pouco mais de 4000 caixas para todo o mundo, é uma verdadeira raridade.


● Composição de Uvas: 100% Sangiovese, oriundo de vinhas com 30 anos de idade. O vinho é maturado 18 meses em barricas de carvalho e uma pequena parcela em ânforas, como eram produzidos os vinhos há milhares de anos.


● Notas de Degustação: Cor rubi brilhante. Aromas com notas de framboesa, violeta e frutas em compota, com toques de couro e mineral. Na boca apresenta grande estrutura e volume, corpo sedoso com taninos macios, e acidez marcada que lhe confere muita elegância. Longo e prazeroso em boca, certamente um dos melhores vinhos que degustei em 2023.


● Estimativa de Guarda: Beba agora ou guarde por mais 5 anos.


● Notas de Harmonização: Ótimo ainda para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas. Arroz de pato acompanhou muito bem este vinho.


● Serviço: servir entre 15 e 16ºC.


● Faixa de Preço – ESTELAR


Em BH – IMPORTADO PELA VINCI – Degustado numa confraternização de Confraria no Espaço Vinotícias.

Comments


bottom of page