top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

GUASPARI SYRAH / VISTA DA SERRA – ESPÍRITO SANTO DO PINHAL/SP - BRASIL

A Vinícola Guaspari foi fundada em 2001, por um uma família de espírito inovador que identificou em Espírito Santo do Pinhal, uma região tradicionalmente cafeeira, o potencial para a viticultura. As primeiras videiras foram plantadas em 2006 e o primeiro vinho foi lançado em 2008, em uma pequena produção artesanal de trinta garrafas. Desde então, a Vinícola Guaspari vem transformando o cenário vitivinícola brasileiro, ganhando reconhecimento tanto no Brasil, quanto no exterior.

As uvas foram colhidas manualmente, nas primeiras horas da manhã, e enviadas diretamente à vinícola. Os cachos foram desengaçados e as bagas transferidas ao tanque para macerar a frio, por 7 dias a 7 °C. Após esse período, iniciou-se a fermentação alcoólica a 28 °C, por 7 dias, seguida de maceração pós-fermentativa de 20 dias. A fermentação malolática ocorreu em barricas de carvalho francês, onde descansou por 17 meses.


● Corte de uvas: 100% Syrah.


● Notas de Degustação: Vinho tinto de cor rubi violáceo, profundo. Nariz com aromas intensos de especiarias, frutas vermelhas e escuras maduras (ameixas e cerejas) e com leve tostado. No final aparecem notas de café e chocolate. No paladar é encorpado e com textura aveludada, muito equilibrado, com taninos redondos, boa acidez e final longo e agradável. Um vinho complexo, e gostoso de beber. 14,5% de Álcool.


● Estimativa de Guarda: potencial de guarda é de 8 anos.


Reconhecimentos de Críticos e Revistas Especializadas: o Syrah Vista da Serra além de receber medalha de prata também no Decanter World Wine Awards, recebeu duas medalhas de prata com as safras 2012 e 2014 na competição internacional Syrah du Monde, na França, também recebida pelo Vale da Pedra tinto 2016.


Notas de Harmonização: Fez parte de uma Confraria na qual degustamos Vinhos Brasileiros com origens fora da Serra Gaúcha. É um vinho que harmoniza bem com queijos, frios e outras entradas. Fraldinha recheada com parmesão e bacon, estrogonofe de filé-mignon, talharim com legumes e creme de queijo, risoto de presunto Parma, caldinho de mandioca com pernil, lombo recheado com figos e manjericão. Um vinho muito versátil e fácil de beber.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux). Vale a pena decantar por 20 a 30 minutos.


Faixa de Preço – $$$$


Em BH – Degustado numa Confraria comparando Vinhos Brasileiros de Diversas Origens.

bottom of page