top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

HERDADE DOS GROUS 2016 – VINHO REGIONAL ALENTEJANO – PORTUGAL

A Herdade dos Grous é uma vinícola que elabora vinhos de alta gama, com estilo internacional.

O seu enólogo Luís Duarte, eleito três vezes “Enólogo do Ano” em Portugal, é quem arquitetou o projeto da Herdade dos Grous e gere a vinificação dos tintos e brancos. A viticultura é adaptada a cada casta de uva, e a adega possui tecnologia moderna, como lagares com temperatura controlada e salas refrigeradas para a fermentação dos vinhos em barricas de carvalho de diferentes procedências. Produzidos em pequena quantidade, os vinhos da Herdade dos Grous são a expressão máxima do Alentejo moderno – ricos, redondos e cheios de fruta.


A "Herdade dos Grous" é uma propriedade de 793 hectares com características únicas no coração do Alentejo, a apenas 17 quilómetros de distância de Beja (no sentido de Lisboa), numa sequência sucessiva de olivais, florestas de sobreiros e vinhas, não é de surpreender que aqui encontremos a produção ótimos vinhos portugueses.


Colheita manual das uvas, que são levadas à vinícola onde passam por uma triagem qualitativa à mão, depois são desengaçadas e esmagadas, permanecendo em maceração pelicular pré-fermentativa à frio por dois dias. O mosto de cada uma das variedades segue então para a fermentação alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com adição de leveduras selecionadas. Na sequência ocorre a fermentação malolática, depois o vinho estagia por 9 meses em barricas de carvalho francês.


● Uvas: Tinto composto de Aragonez (Tempranillo), Trincadeira, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah.


● Notas de Degustação: rubi escuro, sem sinal de evolução. Nos aromas aparecem as frutas vermelhas e escuras maduras (cereja, ameixa), notas de menta e especiaria doce, com toque de tabaco e chocolate. No paladar macio e fácil de gostar, as notas das frutas são bem percebidas, com boa acidez e persistência, num vinho bem equilibrado e de corpo. Fim de boca com notas de chocolate e tabaco.


● Estimativa de Guarda: Pronto para beber, mas aguenta mais 2 a 3 anos fácil.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, carne de panela, um verdadeiro curinga por se tratar de um vinho de bom frescor e frutado, equilibrado com a madeira. Vai bem com embutidos, massas com molho de tomate, pizzas, paleta de cordeiro, além de queijos de média cura (Serra da Canastra, Serra da Estrela...).


Serviço: servir entre 15 e 16ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$ - Ótima relação custo-benefício (garrafa Magnum)


Em BH – Você poderá comprar na La Macelleria. Rua Francisco Deslandes, 1038 - Anchieta, Belo Horizonte – MG – Tel.: (31) 3223-6255.

bottom of page