top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

HOJE O URUGUAI COMEMORA O DIA MUNDIAL DA TANNAT

A uva Tannat, de origem francesa, tornou-se tão popular no Uruguai que o país já produz mais do que a própria França.

Tannat hoje é a uva emblemática do Uruguai, onde é conhecida também por “Harriague” em homenagem ao imigrante basco-francês Pascual Harriague que em 1870 plantou o primeiro vinhedo Tannat em terras cisplatinas. E nesses quase dois séculos, a Tannat adquiriu características próprias por sua adaptação ao solo, ao clima e à localização geográfica privilegiada.


A data escolhida foi fixada em homenagem a Pascual Harriague, visto que neste dia em 1894, o pai da viticultura uruguaia morreu na cidade de Bayonne, na França, aos 75 anos. Em 1838, com apenas 19 anos, Harriague imigrou para o Uruguai e se fixou em Salto em 1840.


O sucesso foi tanto que a Tannat tornou-se símbolo das vinícolas do país e hoje ocupa um terço de toda a área plantada do país. No total são cerca de 400 vinícolas no país, sendo que cerca de trinta delas têm expressão internacional.


O Uruguai tem 6.500 hectares de vinhedos e é o quarto maior produtor de vinhos da América do Sul, com consumo de 24,5 litros de vinho por habitante por ano. Está localizado entre os paralelos 30º e 45º de latitude sul, considerados a melhor região para o plantio de videiras. Com um clima marítimo temperado, o país é cercado por três grandes volumes de água: Oceano Atlântico, rio da Prata e rio Uruguai, o que torna as temperaturas noturnas suficientemente baixas para propiciar vinhos finos e com frescor.


O nome Tannat deriva do dialeto Tané do Béarn, que significa “colorido como o tan”, em referência à cor escura das uvas e também possivelmente ao seu alto teor de tanino. Em análise de parentesco baseada no seu DNA, sugere-se que a uva Tannat deu origem a outras duas, a Arinarnoa e Ekigaïna.


Então, hoje é dia de Tim-tim, com Tannat é claro!



Siga o Vinoticias em: www.vinoticias.com.br

bottom of page