top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

LA RIOJA ALTA GRAN RESERVA 890 2010 – RIOJA - ESPANHA

La Rioja Alta Gran Reserva 890 - Comemorativo da data de fundação da vinícola, o 890 é um vinho feito somente nas mais excepcionais safras.

La Rioja Alta S.A. nasceu em 1890 com a associação de cinco famílias de viticultores que queriam focar sua atenção e trabalho em produzir vinhos de grande qualidade. Ao longo de poucas décadas, criaram vinhos e rótulos que se tornariam símbolos da região da Rioja.


Trabalham exclusivamente a partir de excelentes vinhedos de sua propriedade, ao contrário do que costumam fazer as bodegas de Rioja. As barricas utilizadas, quase 50.000, são manufaturadas na própria bodega, com madeira de carvalho americano importada diretamente por eles, de forma que cada etapa da produção possa ser controlada em função da qualidade.


A madeira é tratada como na França, ficando por cerca de dois anos exposta às intempéries, o que extrai o excesso de taninos verdes da madeira, que poderiam trazer adstringência e amargor ao vinho. De estilo único, La Rioja Alta S.A é vista como exemplo máximo de como é possível aliar tradição e modernidade. Seus vinhos são refinados, elegantes e chegam ao público já em um ponto ideal para consumo, após longa maturação nas adegas da vinícola.


● Corte de uvas: Tempranillo 95%, Graciano 3%, e Mazuelo 2%.


● Notas de Degustação:: De cor rubi intensa, o nariz revela fortes aromas e sabores, na boca é um vinho delicado e intenso, já evoluído mas com uma frescura vibrante, tem um final longo e persistente. De longo amadurecimento, o vinho passa cerca de 12 anos na bodega antes de ser colocado à venda ao consumidor.


● Estimativa de Guarda: ainda jovem, mas foi possível apreciar sua riqueza. Poderá evoluir até 2031.


● Notas de Harmonização: Recomendo decantar. Vai muito bem com pratos de paella espanhola com frutos do mar, carne vermelhas e massas com molho forte. Acompanhou muito bem uma costela de Angus na redução de Bourbon e funghi Porcini, rosti de batatas com ervas de Provence e alho porró crocante, num menu finamente preparado pelo Chef Douglas.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – ESTELAR


Degustado na Confraternização da AMICIVINO

Коментарі


bottom of page