top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

LE VOLTE DELL´ORNELLAIA 2018 – TOSCANA – ITÁLIA

Le Volte dell' Ornellaia é a expressão de uma mistura cuidadosamente elaborada, que reúne os melhores terroirs da Toscana.

Produzido com as vinhas mais jovens dessa propriedade icônica da Toscana, no pé das colinas de Bolgheri, a poucos quilômetros do mar. Dominância de Merlot com Cabernet Sauvignon e Sangiovese fermentados separadamente e envelhecidos em parte nas barricas de carvalho utilizadas para o Ornellaia e em parte em cubas de concreto, isso para obter um equilíbrio perfeito entre a estrutura dos taninos e a expressão da fruta.


Para a enóloga da propriedade, Olga Fusari, Le Volte 2018 reflete perfeitamente as características dessa safra, grande elegância e belo equilíbrio. Complexidade fabulosa dos aromas com foco muito frutado, com notas florais delicadas e toques sutis de especiarias. A estrutura sedosa dos taninos é bem presente em boca, levando a um final fresco e persistente.


O vinho combina a expressão mediterrânica de opulência e generosidade com estrutura e complexidade. A suavidade da Merlot, a estrutura firme e profundidade de Cabernet Sauvignon apoiado pela personalidade vivaz de Sangiovese, criam uma mistura única que reflete a integridade e estilo que inspira a filosofia da Tenuta dell´Ornellaia.


● Corte de uvas: 80% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon e 10% Sangiovese.


● Notas de Degustação: cor rubi profundo. Os aromas são de frutas escuras maduras, como ameixa e cereja, notas de ervas frescas, como tomilho e sálvia, toques defumados e de especiarias num conjunto muito bem integrado e de boa complexidade. No paladar de médio para bom corpo, o vinho repete o perfil de frutas escuras maduras, especiarias e notas defumadas e tostadas. Os taninos são perceptíveis e macios, num vinho de bom frescor. O final de boca é gostoso, equilibrado, de boa persistência, com perfil para a gastronomia. Merece decantar por 30 a 45 minutos.


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo e promete bons anos de guarda e afinamento em garrafa pela frente.


● Premiações: 90RP I James Suckling 93 I Antonio Galloni 91.


Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas com molhos de boa intensidade, costeleta de cordeiro. É um vinho versátil e saboroso que pode ser bebido acompanhando massas e uma grande variedade de queijos.


Serviço: servido entre 16 e 17ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$$


Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407

bottom of page