• Vinotícias - Marcio Oliveira

MIOLO TANNAT VINHAS VELHAS 2020 – CAMPANHA CENTRAL – RIO GRANDE DO SUL

O que esperar de um vinho feito a partir do vinhedo mais antigo plantado com uvas viníferas no Brasil. Um vinhedo enraizado em 1976, portanto com 46 anos de idade média, conduzido em espaldeira, no município de Santana do Livramento, RS. Rendimento de 1 kg/planta (3 ton./há).

Um vinho com processo de vinificação integral em barrica nova de carvalho francês potencializando as virtudes da Tannat, perfeitamente adaptada ao terroir da Campanha Central. Vinificação a partir da seleção dos cachos em mesa selecionadora, desengace total dos cachos, sem esmagamento, criando aumento da relação sólido/líquido. A maceração pré-fermentativa ocorre a frio por 1 semana, quando então vai para estágio em barricas novas de carvalho francês por gravidade. Fermentação alcoólica a 25°C, por cerca de 20 dias, dentro das barricas e com as cascas. Maceração pós-fermentativa prolongada (cuvaison de 40 dias, em média), e fermentação malolática espontânea, na madeira e nas cascas. Prensagem em prensa tipo torchio, onde a totalidade do vinho prensa foi adicionada ao vinho flor. A elaboração é peculiar por sua ausência de tratamento de estabilização tartárica e filtração. Amadurecimento nas barricas novas de carvalho francês por 12 meses; Sem colagem e com filtração grossa. Engarrafamento e envelhecimento em garrafa.


● Corte de uvas: 100% Tannat.


● Notas de Degustação: Vinho de coloração intensa, rubi escuro, límpido e brilhante. Podemos perceber reflexos violáceos e densas lágrimas, pelo álcool de 15,5% de teor. No nariz, os aromas de boa intensidade mostram frutas vermelhas maduras e compotadas, toque de chocolate e tostados, com boa complexidade. No paladar mostra taninos que não incomodam, potência e corpo, repetindo o perfil aromático e de grande persistência gustativa. Vale a pena manter em guarda por mais alguns anos


● Estimativa de Guarda: o vinho de corpo, com bons taninos e acidez, que certamente aguentará uma longa guarda.


Notas de Harmonização: Ótima companhia para pratos à base de carne de gado, de cordeiro, de carneiro ou carnes de caça, churrasco gaúcho, rabada, ossobuco, queijos maduros de massa dura, como parmesão, pecorino e grana padano.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – $$$


Comprado na Miolo, pode ser encontrado em boas lojas de vinho, delikatessens e supermercados.