top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

OMEGA CENTAURO CABERNET SAUVIGNON 2012 – VINHEDOS EM MARIANA PIMENTEL RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

O professor Jorge Ricardo Ducati, consagrado nome da vitivinicultura brasileira, titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é um exemplo. Implantou seus vinhedos no município de Mariana Pimentel, a aproximadamente 90km de Porto Alegre, em plena região metropolitana da capital gaúcha. Numa área de meio hectare, geomorfologicamente muito próximo ao terroir de Encruzilhada do Sul, que já desponta como uma das melhores regiões vitivinícolas do país ele implantou as castas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Barbera e Brunello (Sangiovese), além da branca Garganega.

O projeto de Jorge Ducati tem a parceria do vinhateiro Vilmar Bettú. O primeiro cuida pessoalmente da viticultura e o segundo da elaboração dos vinhos. Aliás, essa é uma parceria com linguagem própria. Ducati é um doutor em astrofísica e Bettú é físico! A proposta é criar vinhos muito bem cuidados, do vinhedo à cantina, que espelhem o terroir. Então, esses vinhos carregam os saberes de Ducati e Bettú, além das expressões de solo e o clima de Mariana Pimentel.


A vinha foi plantada em 1998 com mudas importadas da Itália, e a primeira colheita foi em 2005 e, de lá para cá, temos apreciado belos exemplares. Os vinhos Ducati+Bettú são longevos. Como diz o próprio Jorge Ducati, “vinho é uma experiência estética.” Não surpreende, então, que seja ele, o viticultor, quem escreve e cola os rótulos.


● Uvas: Cabernet Sauvignon


● Notas de Degustação: de cor rubi, com boa intensidade e leve halo por conta do tempo de guarda. Nariz muito complexo desde o início início (decantação de 30 minutos), com notas de balsâmico, couro, sous-bois, defumado, frutas escuras maduras e sem excesso de maturação, toques florais, leve toque de chocolate e especiarias doces como a baunilha. Em boca, paladar fino, elegante, com taninos macios, sabores de frutas negras como a ameixa, boa acidez, com boa persistência mostrando grande equilíbrio e harmonia. Produção limitada de apenas 214 garrafas.


● Estimativa de Guarda: abrimos numa hora perfeita!


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carnes de caça. Entrecôte mal passado ao molho de cogumelos. Ossobuco.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC, numa taça grande de estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – Desconheço


Em BH: Presente de Jorge Ducati e do casal German e Mariella.

bottom of page