top of page

QUINTA DA GAIVOSA 2020 – DOURO - PORTUGAL

  • Foto do escritor: Vinotícias - Marcio Oliveira
    Vinotícias - Marcio Oliveira
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

Domingos Alves de Sousa dá vida aos seus vinhos, seguindo uma tradição familiar iniciada pelo seu avô e à qual hoje se juntam também os seus filhos. 


Vinificando exclusivamente as uvas das suas Quintas, terroirs verdadeiramente únicos, a qualidade e a singularidade dos seus vinhos são amplamente reconhecidas, com distinções e referências nas mais respeitadas publicações nacionais e internacionais. Com destaque especial para a atribuição do prémio "Produtor do ano” em 1999 e novamente em 2006 pela Revista de Vinhos, tornando-se o primeiro a receber por duas vezes a mais importante distinção para um produtor de vinhos em Portugal.  


Desde o final dos anos 80, Domingos Alves de Sousa está à frente da vinícola, e junto de seu filho Tiago elabora alguns dos melhores e mais prestigiados vinhos de Portugal. As 6 quintas da família (Gaivosa, Vale da Raposa, Caldas, Estação, Aveleira e Oliveirinha), com localizações privilegiadas e vinhedos antigos, entregam vinhos de equilíbrio soberbo, a personificação do terroir do Douro de maneira elegante e refinada. Seus grandes clássicos, como o Quinta da Gaivosa, o Vale da Raposa e o Abandonado, estão sempre entre os melhores vinhos de Portugal.


A vinícola está em uma região protegido pela Serra do Marão (pico de 1.400m) da influência do Atlântico, o Baixo Corgo apresenta-se ainda como a sub-região mais fresca e úmida do Douro. Pluviometria anual: 800mm. Temperatura no verão excede facilmente os 40°C. Exposição Sul, inclinação de 30°.


Composição de Uvas: Corte de uvas Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional e outras (vinhas de 80 anos). Colheita manual. Desengace total. Fermentação por 10 dias a 20-22°C. Maceração pós-fermentativa de 10 dias. Amadurecimento. Envelhecimento mínimo de 1 ano antes da comercialização. Maturação por 15 meses em barricas francesas (50% novas, 50% de 2° uso).


Notas de Degustação: De cor rubi intensa e escura. Um vinho intenso, vigoroso, com frutas frescas, toque de menta e com a evolução em taça, aparece o típico aroma floral de violeta da Touriga Nacional, além de notas balsâmicas, de especiarias doces, toques terrosos. Na boca demonstra muita concentração, taninos macios, complexo. O final é persistente e profundo, com toques de ameixas escuras, de alcaçuz e de grafite. Em resumo, um vinho memorável.


Estimativa de Guarda: Bebido em uma ótima hora, a ficha técnica indica guarda por 15-20 anos.


Notas de Harmonização: Harmoniza com Cabrito assado ao forno. Leitãozinho assado na brasa. Pequenas aves de caça. Posta de bacalhau servida com tapenade de azeitonas pretas e purê de couve.


Serviço: servir entre 16 e 18º C. (Decante por 30 minutos, percebendo a evolução dos aromas e beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Valor: $$$


● EM BH – AMIGO DO VINHO – ALISSON – CEL.: 98877-9538.

Comentarios


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

© 2025 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page