• Vinotícias - Marcio Oliveira

REDOMA NIEPOORT 2018 – DOURO – PORTUGAL

Um dos melhores, mais reputados e tradicionais produtores da região do Douro e Porto. A família Niepoort produz vinho do Porto desde 1842 e sua primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 por Dirk Niepoort que deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991.

Nos últimos anos, a Niepoort lançou um grande desafio a si própria, de interpretar outros solos e climas e adquiriu propriedades nas regiões do Dão e Bairrada. Com três terroirs diferentes, Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão), expressam em cada vinho, todas as particularidades de cada região.


● Corte de uvas: Tinta Amarela, Touriga Franca, Rufete, Tinta Roriz, Tinto Cão.


● Notas de Degustação: Cor rubi de boa intensidade. No nariz aparecem as notas de especiarias, algum vegetal muito típico da uva tinta Amarela. O aroma é expressivo, com uma nota floral em boa harmonia com notas minerais. No paladar tem boa presença e bom volume em boca, com acidez firme e taninos macios.

Embora jovem, tem bom equilíbrio, reflexo do longo estágio em tonel. Final muito longo e persistente. Irá envelhecer muito bem.


● Estimativa de Guarda: o vinho aguenta uma guarda de 10 anos conforme a vinícola (até 2028). Possui um bom potencial de envelhecimento.


Notas de Harmonização: Acompanhou um gostoso Leitão a moda da Bairrada servido no Capitão Leitão em BH. Vai muito bem com Pratos condimentados, bife apimentado, carnes vermelhas e de caça. Sugestões vegetarianas: Pratos com cogumelos.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux). Vale a pena decantar.


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100